Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Atividades de Capelania da PMDF

Escrito por Eduardo Soares | Criado: Sábado, 15 de Agosto de 2020, 13h11 | Última atualização em Sábado, 15 de Agosto de 2020, 13h29 | Acessos: 422

CAPELANIA MIILITAR DA PMDF

A Capelania Militar é um órgão de assistência aos policiais militares, seus familiares e servidores civis que atuam na PMDF. Sua missão é colaborar para que o policial militar esteja no máximo do seu potencial para bem servir à sociedade. Sua atividade consiste na prestação de assistência religiosa, assistência espiritual e promoção de educação moral do efetivo.

A assistência religiosa compreende o exercício de cultos, a celebração de ofícios, ordenanças, sacramentos e outros atos religiosos,  de caráter  confessional, em benefício dos integrantes da Instituição, conforme o credo professado  pelo  assistido.  A assistência espiritual compreende o exercício de atividades de caráter religioso que transcendem os limites confessionais, direcionadas ao público geral  com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e  institucional,  elevar o  moral individual e coletivo, bem como possibilitar um convívio fraternal e harmonioso  nos ambientes profissional , familiar e comunitário. A educação moral objetiva o bem estar do policial militar e de seus familiares e compreende as ações e atividades destinadas à formação, cultivo e fortalecimento de valores morais e éticos adotados pela Instituição.

A capelania promove a prática da fé e do relacionamento com Deus como forma de desenvolvimento pessoal e Institucional. Trabalha a motivação e a satisfação no trabalho, a aproximação entre a Corporação e a comunidade, a prevenção ao suicídio, à violência doméstica, ao endividamento, à dependência química e promove a qualidade de vida do policial.

 ATIVIDADES DA CAPELANIA

Cursos Para a Família Policial (Portaria PMDF nº 922)

- Definição: Conjunto de cursos fundamentados na Bíblia, com metodologia que integra aula expositiva e compartilhamento, voltados para vida conjugal, vida financeira, criação de filhos, caráter e inteligência emocional.

- Objetivo: Desenvolver e reforçar nos policiais militares um conjunto de valores que otimize suas condições de prevenir e enfrentar situações problemáticas nos âmbitos pessoal e profissional, prevenindo o suicídio, a violência doméstica, a dependência química e o endividamento.

- Como participar? As inscrições podem ser realizadas a qualquer momento pelos links de inscrição ou presencialmente na capelania.

Programa de Valorização da Vida – PVV (Portaria PMDF nº 1074)

- Definição: A participação da Capelania no PVV refere-se à ministração de cursos e palestras, coordenação das Sentinelas da Vida (grupo qualificado para identificar situações de risco nas OPMs), bem como prestar atendimento pelo núcleo de desenvolvimento de inteligência emocional (coaching).

- Objetivo: Promover a Qualidade de Vida e a prevenção do suicídio e da violência doméstica.

Atendimento Individual e Familiar

- Definição: Realização de atendimentos de direção espiritual, catequese, confissões, aconselhamentos pastoral, visitação domiciliar, meditação e coaching.

- Objetivo: Prestar atendimento individual/familiar com intuito de dirimir questões religiosas, existenciais, profissionais, conjugais, emocionais etc., e proporcionar ao atendido condições favoráveis para melhor desempenho de seus papeis sociais.

- Como participar? Mediante agendamento pelos números de telefones da capelania.

Momentos com Deus

- Definição: Realização de momentos com Deus nos quartéis, formaturas e liberações de policiamento, por meio de colaboradores cadastrados (sentinelas) ou diretamente pela equipe da capelania.

- Objetivo: Proporcionar momentos de reflexão sobre temas pertinentes ao dia a responsabilidade perante o transcendente, a sociedade e a instituição, bem como elevar o moral da tropa.

- Agendamento: Conforme Plano Bimestral de Assistência Religiosa e calendário das OPMs.

Capelania Prisional

- Definição: Realização de visitação ao Núcleo de Custódia da PMDF.

- Objetivo: Prestar assistência religiosa e espiritual aos custodiados e familiares, promovendo a qualidade de vida, a reinserção e o melhor enfrentamento da situação de prisão.

- Agendamento: São feitas visitas de rotina ao NCPM. As visitas religiosas são cadastradas e orientadas pela Chefia da Capelania.

Capelania Escolar

- Definição: Realização de atividades de assistência religiosa, espiritual e de educação moral com os alunos e familiares do CFO, CFP e CMT.

- Objetivo: Promover o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais saudáveis entre os diversos atores envolvidos no processo escolar (alunos, professores, familiares etc). Atender demandas relacionadas a crises existenciais e religiosas vividas por alunos; desenvolver e reforçar nos alunos um conjunto de valores que aperfeiçoe suas condições de prevenir e enfrentar situações problemáticas no âmbito pessoal e acadêmico.

- Como participar? As atividades ocorrem mediante calendário da respectiva Escola.

Capelania Hospitalar

- Definição: Realização de visitação hospitalar e domiciliar aos enfermos.

- Objetivo: Prestar assistência religiosa e espiritual aos enfermos e familiares, promovendo a qualidade de vida, adesão ao tratamento e enfrentamento da situação de enfermidade.

- Agendamento: São feitas visitas de rotina nos hospitais credenciados. Visitas específicas poderão ser solicitadas pelos telefones das capelanias.

Ministração dos Sacramentos

- Definição: Realização de atividades confessionais de assistência religiosa, focadas no oferecimento dos sacramentos: casamento, casamento comunitário, batismo, crisma, cultos, missas, retiros, dentre outros.

- Objetivo: Oferecer aos policiais militares e familiares a oportunidade de receberem os sacramentos por meio da Capelania Militar, estreitando suas relações com Deus e a Corporação.

- Como participar? Essas atividades ocorrem conforme calendário da Capelania ou mediante agendamento. Missa na Capela São Paulo às quintas-feiras 12h30 e na Capela do CEPOM aos domingos 10h e terças-feiras às 19h. Cultos no Templo Evangélico conforme agenda da capelania.

Horário de funcionamento

Em regra, a Capelania possui atividades de 7h às 19h, com atendimento de plantão em feriados e finais de semana para necessidades emergenciais.

Localização

- Templo Militar Evangélico, Setor Policial Sul

- Capela São Paulo Apóstolo, Setor Policial Sul

- Capela do CEPOM (São Jorge), Taguatinga Norte

Contatos

- Capelania Evangélica: 99685-6055; 3190-7304; sarepmdf@gmail.com

- Capelania Católica: 99942-9358; 3190-1556; capelaniacatolica@gmail.com

Atenciosamente,

GISLENO GOMES DE FARIA ALVES - TC QOPMC

Chefe da Capelania

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página