Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Destaques > Destaque Patamo
Início do conteúdo da página

Destaque Patamo

Publicado: Quinta, 05 de Julho de 2018, 22h13 | Última atualização em Sexta, 06 de Julho de 2018, 12h24 | Acessos: 354


O PATAMO, 2º Batalhão de Policiamento de Choque da PMDF, é a tropa de Choque "Ligeiro" da PMDF. A equipe atua em comboio, treinada para atuar em situações de alto risco que alcançam uma dimensão mais complexa, e também atuam em apoio às demais guarnições da Polícia Militar.

Neste ano, o Patamo realizou 32 mandados de prisão, 20 prisões/apreensões por tráfico de substâncias entorpecentes, localização de 15 veículos, 10 prisões/apreensões por uso e porte ilegal de arma de fogo, entre outras ocorrências. Prevenir e cessar esses tipos de delitos, coíbe ações criminosas que poderiam resultar em crimes de outras naturezas e preserva vidas.

Em maio, o Patamo atendeu a uma ocorrência na cidade de Taguatinga em que recuperou vários pertences furtados de um comércio avaliados em cerca de R$ 3500,00.

A equipe estava em patrulhamento na EPTG quando foi informada via COPOM que dois veículos estavam procedendo em furto na área de Taguatinga, deslocando-se sentindo Samambaia/Recanto das Emas e sendo acompanhados pelo proprietário do comércio que foi furtado.

A equipe direcionou-se à área, e próximo ao viaduto de Samambaia/Recanto das Emas, conseguiram interceptar os dois veículos. No momento, foi realizada a abordagem e constatou-se o furto de uma televisão de 55 polegadas do comércio e mais alguns objetos. Diante da situação, foi feita busca pessoal em todos e constatado posteriormente que todos tinham passagem pelos crimes de furto, tráfico de drogas e outros crimes. Inclusive um deles estava com o mandado de busca e apreensão em aberto. Um deles, menor de idade, já tinha várias passagens por furto e tráfico de substância entorpecente. Neste momento, o menor foi conduzido para à DCA II para dar andamento a ocorrência e os maiores foram conduzidos à 27ª Delegacia do Recanto das Emas, onde todos foram autuados pelo crime de furto e o mandado de prisão que constava em aberto. Cinco elementos estavam envolvidos na ocorrência e utilizaram dois veículos para efetuar o furto, um GM Monza de cor marrom e o outro um VW Gol de cor preta.

Para o 1º sargento Sampaio, persistir e acreditar que vai ser possível lograr êxito na ocorrência é fundamental durante o patrulhamento. “Esse fator é importante, porque independentemente de terem mais viaturas se deslocando para o mesmo fato, nós sempre estaremos prestando o apoio às equipes do local. O entrosamento, a persistência e a experiência, nos fala que nós devemos ir, porque dependendo de como foi passada a ocorrência, o apoio estará presente”.


O sargento também elogiou o sistema de gerenciamento de ocorrências da PMDF, o Gênesis. Enfatizou que a plataforma ajuda bastante, que o sistema fortalece o serviço de patrulhamento policial e finalizou falando da gratidão em proteger a população. “Tirar esses indivíduos das ruas é a melhor das sensações, porque a gente sabe que pode ser com os nossos familiares e com familiares dos nossos colegas. Então, quando o cidadão é lesado, a gente sabe o sacrifício que é trabalhar para ter um celular, uma televisão. No momento que a Polícia Militar responde essas ocorrências, por mais simples que a ocorrência pareça ser, nós observamos a satisfação nos olhos daquelas pessoas e por isso nosso trabalho é feito com muito amor e com muita dedicação”.

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página