Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucionais > Prática Operacional de cadetes resulta em diversas prisões e apreensões em todo DF
Início do conteúdo da página

Prática Operacional de cadetes resulta em diversas prisões e apreensões em todo DF

Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 14h48 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 17h29 | Acessos: 989

operação rotam e cadetes capa

Durante a Jornada de Instrução Policial Militar em área urbana, a atividade prática de patrulhamento tático envolveu cadetes do segundo ano do CFO da Academia de Polícia Militar e a Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam) em ação para redução dos índices criminais por três dias, em diversas regiões administrativas do Distrito Federal. A operação reuniu mais de 70 policiais militares por dia e aconteceu nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro (segunda, terça e quarta-feira).

Segundo o subcomandante da Rotam, capitão Jason, o resultado foi um sucesso. “Os cadetes aprimoraram a operacionalidade, apoiados pelo efetivo da Rotam e supervisionados pelos nossos oficiais e produziram paz em prol da proteção da capital federal”.

O objetivo central visou a intensificação de patrulhamento e atendimento de ocorrências, além do desenvolvimento e aperfeiçoamento operacional dos cadetes em atuações nas ruas do Distrito Federal, supervisionados por policiais da Rotam.

Dessa vez, as regiões administrativas atendidas foram: Ceilândia e proximidades, a partir das necessidades e mapeamentos criminais, e a área central de Brasília, especialmente devido às manifestações na Esplanada.

O resultado foi sucesso total quanto ao objetivo da operação. Apreensões de drogas, de armas, de munições e de menores de idade, além de prisões de foragidos da Justiça, detenções e veículos recuperados. Referente à apreensão de drogas, os policiais encontraram cerca de 5 kg de cocaína e 1,5 kg de substância branca para mistura da droga, além de cerca de 1 kg de maconha. Quanto à apreensão de armas, foram uma pistola, três carregadores e 43 munições retiradas das ruas, reduzindo, assim, o número de crimes que seriam cometidos, além de um revólver e de mais quatro munições. 


“Os resultados apresentados pelos cadetes nas operações policiais demonstram que a metodologia de ensino aliando teoria à prática na formação do oficial da Polícia Militar comprova que a Academia Militar de Brasília está no caminho certo”, afirma o major Diogo, comandante da Escola de Formação de Oficiais (EsFO/APMB).

Constam no relatório também outras munições apreendidas, detalhadas da seguinte forma: 10 munições de pistola 380, 11 de revólver 38 e uma munição pistola 9mm. Dois homens foram presos com mandado de prisão em aberto, sendo um deles pertencente a uma facção criminosa. Três facas e cinco balanças de precisão para pesar drogas, além de outros produtos ilegais, também foram apreendidos.

Operação rotam e cadetes

 

 

Por Karina Linhares 

Fim do conteúdo da página