Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dia Mundial do Meio Ambiente

Escrito por Kelly Marques | Criado: Sexta, 05 de Junho de 2020, 07h48 | Última atualização em Sexta, 05 de Junho de 2020, 14h41 | Acessos: 1148

Todos os anos o Brasil comemora a Semana Mundial do Meio Ambiente entre os dias 1º a 5 de junho, este último é celebrado pela Organização das Nações Unidas e por mais de cem países como o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O mês de junho também é bastante especial para a Polícia Militar do Distrito Federal, pois marca a criação do policiamento especializado na proteção da natureza.

Há 32 anos, surgiu dentro da PMDF a Companhia de Polícia Florestal, que em 2010 virou Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), dando continuidade com uma estrutura bem maior aos trabalhos de proteção da fauna e flora. Em meio às comemorações, o BPMA mantém o papel de conscientizar à população em prol do meio ambiente.

“Por causa da pandemia do novo coronavírus não estamos podendo fazer as comemorações merecidas, mas nós continuamos com os trabalhos de fiscalização e principalmente de conscientização”, afirmou o comandante do BPMA, major Elias.

O Batalhão de Polícia Ambiental conclui no período de janeiro a maio de 2020 com a produtividade em alta, sendo 1.136 resgates de animais silvestres. Esses animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). Neste local, após a recepção do animal, os médicos veterinários e biólogos avaliam a condição com suporte laboratorial e fazem a marcação dele.

Os resgates são realizados quando, por conta do aumento urbano, animais ficam encurralados e fora de seu habitat. Já as apreensões são fruto de crimes, normalmente tráfico interestadual e criação irregular de animais silvestres.

“A unidade empenha-se na proteção do meio ambiente, mas a ajuda de todos é muito importante e temos registrado uma ótima participação das pessoas nesse trabalho. As denúncias de crimes ambientais podem continuar sendo feitas através do 190 da Policia Militar estaremos prontos para atender todos os cidadãos”, finalizou o comandante do BPMA.

Dia Mundial do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente começa dia 1º de junho e vai até o dia 5, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data começou a ser comemorada em 1972. É uma homenagem ao dia da abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por conseqüência, em nosso país, celebra-se essa semana, que foi instituída em 1981, através do Decreto Federal 86.028.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é o maior evento anual de ação ambiental. O objetivo é apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País, promovendo ações de proteção e preservação do meio ambiente.

Fim do conteúdo da página