Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dia do Pedestre

Escrito por Kelly Marques | Criado: Sexta, 07 de Agosto de 2020, 18h58 | Última atualização em Sexta, 07 de Agosto de 2020, 18h58 | Acessos: 223

Neste sábado (8), celebra-se o dia internacional do pedestre. A data fortifica a necessidade de mais atenção dos condutores e pedestres na prevenção de acidentes. É um dia para refletir sobre a necessidade de sempre respeitar e proteger o indivíduo mais frágil do trânsito.

Considerando que nenhuma morte no trânsito é aceitável, a Polícia Militar do Distrito Federal ressalta a importância da atenção dos pedestres e condutores de veículos no trânsito.

De acordo com o tenente Eduardo Souza, do Comando de Policiamento de Trânsito - CPTran, o sinal de vida é um gesto respeitável em Brasília. “Por aqui, diferente de muitas outras cidades, atravessar a rua é um trato simples entre pedestres e motoristas. O comportamento que virou tradição e motivo de orgulho foi instituído há exatos 23 anos com a criação da faixa de pedestre desde 1º de abril de 1997”.

Dicas de segurança para os pedestres no trânsito

– O trânsito é um ambiente coletivo, mantenham-se atentos aos demais elementos. Nas ruas, o maior sempre deve cuidar do menor, mas não significa que os menores não tenham responsabilidades. Os ônibus e caminhões cuidam dos carros, que cuidam das motos e bicicletas. E todos cuidam do pedestre, que também deve cuidar de si mesmo.

– Preste atenção ao trânsito. Evite o uso de fones de ouvido e aparelhos celulares enquanto anda. As condições de visão, audição e reflexos são importantes para a segurança. Ouvir música enquanto atravessa uma rua, por exemplo, impede que se ouça a buzina de um carro. Olhar para o celular pode fazer que você não veja, por exemplo, uma moto durante uma conversão ou tantas outras situações comuns que poderiam ser evitadas.

– Olhe bem para os dois lados antes de atravessar a rua, mesmo que a via seja de mão única e que você esteja na faixa de pedestres. Tenha certeza que o motorista está vendo você. Atravesse sempre na faixa e respeite a sinalização, mas nunca deixe de conferir se o motorista ou motociclista percebeu seu movimento.

– Use sempre a faixa ou passarela e, se não for possível, procure um trecho de onde possa ver as duas esquinas mais próximas ou tenha boa visão da via. Nos pontos sem faixa de pedestre, passarela ou sinalização específica, busque alternativas seguras.

– Não passe pelo meio dos carros parados no semáforo e evite passar por trás de ônibus, bancas de jornal ou qualquer outro empecilho que dificulte a visão de quem estiver dirigindo.

– Respeite a sinalização e ande sempre pela calçada. Não tenha pressa no trânsito.

Fim do conteúdo da página