PMDF monta esquema de segurança no Congresso e na Esplanada

Escrito por Kelly Marques | Criado: Segunda, 01 de Fevereiro de 2021, 11h55 | Última atualização em Segunda, 01 de Fevereiro de 2021, 12h56 | Acessos: 237
Foto: Paulo Jamir/ CCS/PMDF

Diante da retomada do ano legislativo no Congresso Nacional em Brasília, a Polícia Militar do Distrito Federal preparou para está segunda-feira (1º) um esquema de segurança em toda a Esplanada dos Ministérios e, especialmente no Congresso Nacional.

Durante todo o dia, policiais preparados para agir em qualquer eventualidade como, por exemplo, manifestações previstas, estarão nas dependências da Câmara e do Senado e em pontos estratégicos da Esplanada, prédios públicos da região central de Brasília em esquema reforçado de segurança.

Haverá reforço do policiamento em toda a região. Toda a movimentação será monitorada, em tempo real, pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) da Secretária de Segurança Pública.

Alterações no trânsito da Esplanada

Os dois sentidos da Esplanada dos Ministérios foram interditados para veículos a partir da madrugada desta segunda-feira (1º), da altura da Catedral até o viaduto da N1 com a avenida L4 Sul (próximo ao quartel dos bombeiros).

A reabertura das vias dependerá da finalização das votações e avaliação do cenário. De acordo com o comandante do Policiamento de Trânsito da PMDF, coronel Edvã de Oliveira, o objetivo é garantir a segurança de todos os que estarão presentes ao ato e dar fluidez ao trânsito. “Optamos por causar o menor impacto possível à população”, detalha.

A interdição se estende da L4 até a L2. Os motoristas que trafegam pela S1, via que dá acesso à Praça dos Três Poderes, serão desviados para a L2 Sul, na altura da Catedral de Brasília. Quem passar pela L4 Norte deverá seguir pela via no sentido Asa Sul. Na altura do Quartel do Corpo de Bombeiros, o trânsito ficará interditado.

Como alternativa aos bloqueios, os motoristas poderão circular pelas vias S2 e N2, que ficam atrás dos ministérios. Os estacionamentos dos prédios ministeriais poderão ser utilizados. Os bolsões de estacionamento ficarão disponíveis, como as vagas dos setores de Autarquia Norte e Sul. É importante estacionar somente em locais permitidos. As equipes de fiscalização farão controle de tráfego e fiscalização.

Revistas e objetos proibidos

Policiais militares estarão em toda a área central para garantir a ordem pública e a segurança dos frequentadores. Haverá linhas de revista próximas à Catedral, na altura da Alameda das Bandeiras e próximo às escadas dos ministérios, nos dois lados na Esplanada. O quadrante entre o Teatro Nacional e a L2 Norte estará reservado para os ônibus que levarão os participantes. Não será permitido acessar a Praça dos Três Poderes e o quadrante em frente ao Congresso Nacional.

“Todo o público que entrar na região da Esplanada dos Ministérios passará pelas linhas de revista” explicou comandante do Departamento de Operações (DOP), Coronel Hémerson Rodrigues. “O procedimento é importante para a segurança do público e do evento.”

Não será permitido portar objetos perfurantes ou cortantes, como vidros, nem fogos de artifício, hastes para bandeiras e qualquer outro material que possa causar ferimentos. Outra restrição é ao uso de drones sem autorização no espaço aéreo da Esplanada.