Ação integrada entre forças de segurança lança Operação Quinto Mandamento

Escrito por Karina Linhares | Criado: Sexta, 07 de Maio de 2021, 21h57 | Última atualização em Sábado, 08 de Maio de 2021, 06h22 | Acessos: 781

QUINTO MANDAMENTO CAPA

Fotos: Paulo Jamir

A Polícia Militar do Distrito Federal, em ação conjunta com a Secretaria de Segurança Pública e demais órgãos de segurança lançaram mais uma edição da Operação Quinto Mandamento, com cerca de 400 servidores. O lançamento ocorreu às 19h no 4º Batalhão de Polícia Militar. Dessa vez, o policiamento será reforçado na área do Guará, cidade que completa 52 anos. As equipes estarão na região até domingo. Na ocasião, o Secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo e o Comandante-geral da PMDF, Coronel Vasconcelos, aproveitaram o ensejo para fazer uma visita institucional nas dependências do Batalhão de Aviação Operacional (Bavop), que completa 24 anos de existência. As autoridades fizeram um sobrevoo pela capital do país.

QUINTO MANDAMENTO 6

A operação visa o enfrentamento de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), uso, porte e tráfico de drogas, apreensão de armas de fogo, combater consumo de bebidas alcoólicas combinadas com a condução de veículos automotor. Com foco na redução dos crimes contra a vida, a ação integrada, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP), reúne as forças de segurança – Polícias Militar e Civil, Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) – além de outros órgãos, como o DF Legal e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).

“A operação foi pensada para integrar as ações estratégicas da SSP, em conjunto com as forças de segurança, para que os índices criminais no DF permaneçam em queda”, explica o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.

QUINTO MANDAMENTO

As ações compreendem policiamento ostensivo e repressivo – a pé e motorizado –, com a abordagens pessoais e veiculares. Policiais militares e civis atuarão em planejamentos próprios com alternância de policiamento nas principais vias, comércio e locais determinados, em apoio aos pontos de bloqueio instalados pelos órgãos de trânsito, como Detran, DER e Comando de Policiamento de Trânsito, da PMDF.

QUINTO MANDAMENTO 11

O Comandante-geral da PMDF, Coronel Vasconcelos, ressalta que a operação é de extrema importância para reforçar os excelentes números que o 2º Comando de Policiamento Regional (2º CPR) já vem realizando há algum tempo, além de integrar essa parceria entre todos os órgãos de segurança. "Aproveitamos o momento também para levar o secretário de segurança ao Bavop, que fica aqui dentro do 4º BPM e que vem realizando um excelente trabalho, além de ser o aniversário da unidade e uma forma parabenizar o Bavop.”

QUINTO MANDAMENTO 7

Para reforçar as demandas relacionadas à apreensão de armas e drogas, a operação também conta com a seção de Cinofilia do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), da PMDF  e do Departamento de Operações Especiais (DOE), da PCDF.

QUINTO MANDAMENTO 10

QUINTO MANDAMENTO 12