Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alunos do CFP VII participam da Jornada de Instrução Policial Militar (JIPOM)

Escrito por Wallace Ximenes | Criado: Sexta, 02 de Julho de 2021, 15h22 | Última atualização em Sexta, 02 de Julho de 2021, 15h31 | Acessos: 1018

Os alunos do Curso de Formação de Praças (CFP VII) participaram da Jornada de Instrução Policial Militar (JIPOM), realizada no período de 24 de junho a 1º de julho, na área de treinamento da Marinha do Brasil.

As atividades foram planejadas pela Escola de Formação de Praças (EsFP) e, ao longo de dois dias, cada companhia de alunos foi instruída nos mais variados ambientes, sendo estimulados a aplicarem todo o aprendizado, competências e habilidades necessárias à profissão policial militar. A JIPOM 2021 possibilitou ao aluno, além do conhecimento de novas técnicas, o autoconhecimento de sua capacidade de superação de limites.

“Encarem esse momento, mesmo que pequeno, é um processo importante na formação de vocês. Tenho certeza de que hoje vocês estão mais unidos, porque é aqui que os espíritos de corpo se consolidam e ficam mais fortes. Em menos de noventa dias os senhores serão policiais formados e serão distribuídos nos mais diversos batalhões servindo e protegendo a sociedade”, disse o comandante-geral, coronel Vasconcelos aos alunos em instrução.

Na Jornada de Instrução Policial Militar, os alunos aprendem diversas técnicas, como Defesa Interna Territorial, Patrulha, Busca e Captura de indivíduos homiziados em ambiente rural. Os alunos desenvolvem competências atitudinais aplicadas em diversas áreas do conhecimento policial militar. A superação física e psicológica dos exercícios militares promove no indivíduo o autocontrole e desenvolve a qualidade da resiliência e persistência que são tão necessários ao cumprimento das missões constitucionais da PMDF. A escassez ensina a valorizar os recursos disponíveis e cada momento ao lado dos seus companheiros, partilhando o pão e protegendo-se mutuamente.

O Distrito Federal é dividido em 31 Regiões Administrativas, com um território de 5.800 km², possuindo 72% de sua área sendo rural. Considerando as características do território brasiliense, se faz necessário ao aluno policial militar uma imersão neste tipo de terreno para que suas habilidades e técnicas, aprendidas durante o curso de formação, sejam aprimoradas.

A PMDF informa que segue atenta às instruções e recomendações das autoridades de saúde locais e internacionais e vem cumprindo os protocolos recomendados diante da pandemia do COVId-19.

Fotos PMDF/CCS: 2º Sgt Wander Vieira

Fim do conteúdo da página