Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Capitão Vinicius ascende a comandante de helicóptero policial

Escrito por Fabio Evangelista | Criado: Quinta, 29 de Julho de 2021, 16h06 | Última atualização em Sexta, 30 de Julho de 2021, 09h19 | Acessos: 656

A ascensão a comandante de helicóptero policial do Capitão Thiago Vinicius Brandão Moura foi realizada na tarde da quarta-feira (28), na Base do Batalhão de Aviação Operacional da PMDF (BAvOp). O comandante de aeronave é o membro da tripulação responsável pela operação e segurança da aeronave e de toda a tripulação, o que diferencia o piloto do copiloto é a quantidade de horas voada na carreira e o acúmulo de responsabilidades em desempenhar esta função.

O oficial, que até então, exercia a função de copiloto, foi submetido a diversos treinamentos e provas que o tornaram apto a comandar uma aeronave nas diversas missões na corporação, entre elas, o apoio em ocorrências policiais ou em voos de radiopatrulhamento aéreo para coibir crimes, através da ação ostensiva da aeronave.

Dentre os requisitos exigidos do comandante de helicóptero, destacam-se a experiência de voo, com no mínimo 500 horas de voo, a operação proficiente e segura da aeronave e principalmente, o processo decisório de um piloto policial.

Tradição

O momento do voo solo é uma surpresa para o aspirante a comandante de aeronave, já que todo o procedimento em voos de Segurança Pública é realizado com dois pilotos. Normalmente, a notícia é dada durante o serviço normal, onde o piloto é pego de surpresa. E com o Capitão Vinicius não foi diferente. Ele estava em treinamento na Ermida Dom Bosco, de embarque e desembarque de tropa no lago, quando o Major Pereira, Comandante da aeronave, naquele momento, desembarcou com os tripulantes e pediu para que retornasse ao hangar do Batalhão em voo solo.

No pouso, ele foi recebido pela sua esposa e filho, seus pais e sogros, seus tios, amigos da Turma do CFO e os integrantes do Batalhão, tomou o “banho” de batismo, uma tradição entre os pilotos para celebrar as ascensões.

Parabéns ao Capitão Vinicius, pela conquista e ao BAvOp, por formar mais um comandante, motivo de alegria e orgulho para toda a Corporação.

 

Com a colaboração da 3ºSGT Gabriele

Fim do conteúdo da página