Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Veteranos são homenageados pelo Comando Geral

Escrito por Alan Borges | Criado: Sexta, 08 de Outubro de 2021, 16h25 | Última atualização em Sexta, 08 de Outubro de 2021, 16h30 | Acessos: 1378

A Polícia Militar homenageou quatro coronéis que foram para a reserva remunerada em cerimônia promovida nesta sexta-feira (8), no Quartel do Comando Geral. A instituição reverenciou os coronéis veteranos William Delano Marques, Marcelo Rodrigues Dias e Idomar Custódio da Silva. O coronel Eduardo José da Silva também seria homenageado, mas não pôde comparecer.

O comandante-geral da PM, coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, destacou a importância de valorizar os veteranos. “Qualquer instituição que não olha para trás com olhar de aprendizagem e gratidão renega uma parte importante de sua história”, frisou.

Os homenageados receberam elogios individualizados do Comando Geral e um quadro de bucaneiras.

O comandante-geral acrescentou que a PM está sempre ao lado dos policiais, inclusive dos que foram para a reserva. “A Polícia Militar fica honrada com a presença de todos os policiais, praças e oficiais, que querem voltar”, completou. “A casa está sempre aberta”.

O coronel Vasconcelos anunciou que pretende implantar a biometria para agilizar a prova de vida dos veteranos e evitar o deslocamento ao centro de perícia, em especial, dos que têm dificuldade de locomoção.

A solenidade contou com a presença marcante dos coronéis reformados Aristides Pompeu e João Vítola. Ambos receberam a moeda com o brasão da Polícia Militar.

No alto dos seus 92 anos, o coronel Pompeu não escondeu a emoção. Com os olhos cheios de lágrimas, narrou a vinda dele para Brasília em 1960. “Cheguei aqui com a farda do corpo”, revelou.

Ele, que comandou a PMDF em 1982, disse estar surpreso com a evolução da corporação. “Eu comecei aqui da estaca zero e fico feliz em ver como tudo cresceu”, surpreendeu-se.

O padre Eldaci Queiroz, capelão da Polícia Militar, abençoou os veteranos e convidados. O capelão resumiu a jornada dos militares enfatizando que nada do que fizeram na ativa foi em vão. “Os desafios trouxeram aprendizado e força. Por isso, somos gratos pelo que vocês fizeram por nós”, completou.

Fotos: Rodrigo Vasconcelos/CCS/PMDF

 

Fim do conteúdo da página