Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Solenidade marca formatura de novos aspirantes da Polícia Militar

Escrito por Alan Borges | Criado: Quinta, 25 de Novembro de 2021, 23h34 | Última atualização em Sexta, 26 de Novembro de 2021, 08h55 | Acessos: 639

Fotos: Wander e Mateus Cândido

A Polícia Militar promoveu, nesta quinta-feira (25), a formatura de 109 aspirantes a oficial, sendo 10 mulheres. A solenidade na Academia de Polícia Militar de Brasília emocionou os familiares e amigos dos formandos.

O primeiro colocado da Turma 13 de Maio, o aspirante José Paulo Silva, confessou que pediu a ajuda divina para ser o destaque do Curso de Formação de Oficiais. “A cada prova, teste eu pedia a Deus para ser o primeiro lugar”, revela. As preces foram atendidas e ele encheu de orgulho a família que foi prestigiá-lo.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, chegou à cerimônia escoltado pela tropa da Cavalaria. Ele saudou os cadetes e conversou com alguns deles antes da solenidade. Por causa da agenda de compromissos, o presidente saiu no meio do evento, sendo saudado pelo público.

Cerca de 40% dos aspirantes possuem experiência no serviço policial. Eles já eram policiais militares no Distrito Federal e em outros estados. A experiência será um ganho a mais para a segurança dos moradores da capital federal.

O comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, comparou a trajetória dos novos aspirantes com a dele próprio. “A forja de aço aqui dentro é extrema”, destacou.

O coronel Vasconcelos aconselhou os novos oficiais a ficarem atentos aos companheiros que estão na corporação a mais tempo. “A sabedoria dos mais antigos é a sabedoria da experiência”, alertou. “Permitam-se aprender diariamente com eles”.

Para o ministro da Justiça, Anderson Torres, a formatura dos aspirantes tem um sabor especial. “Essa turma é o resultado do nosso planejamento inicial”, expôs. Ele se referia ao período em que chefiava a Secretaria de Segurança Pública do DF e autorizou o começo do CFO em 2019.

O vice-governador, Paco Brito, representou o governador Ibaneis Rocha. Em discurso sucinto, Paco Brito realçou a importância de cada integrante da Polícia Militar para garantir a tranquilidade da população. O vice-governador foi enfático. “Temos a melhor força policial do país”, celebrou.

O ponto alto da solenidade foi o último fora de forma dos aspirantes. Eles ficaram em formação de estrela da rosácea que compõe o símbolo da Polícia Militar. Em traje de gala, com as espadas apontadas para o céu gritaram o lema da turma e foram comemorar com as famílias.

Uma homenagem inesperada ao segundo-tenente Serra comoveu o público na Academia. O comandante-geral da PMDF homenageou o tenente que celebrou a última solenidade oficial na corporação. “A voz que foi a voz da PM por muitos anos”, gracejou.

O tenente Serra conteve as lágrimas para poder prosseguir com a cerimônia. Recomposto da emoção, agradeceu. “Fui pego de surpresa”, revelou. “Fico muito feliz em ser homenageado numa solenidade que participo como mestre de cerimônias”. A formatura do CFO de 2021 encerra o ciclo de mais de 20 anos do tenente Serra à frente das solenidades da PMDF.

 

Fim do conteúdo da página