Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PMDF participa de Processo de Formação de Novos Instrutores PROERD no Rio Grande do Norte

Escrito por Kelly Marques | Criado: Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 16h21 | Última atualização em Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 16h25 | Acessos: 212

O Centro de Políticas de Segurança Pública (CPSP), por meio da Seção de Programas e Ações Sociais, após convite formalizado ao Comandante-Geral da PMDF, encaminhou o Subtenente R. Antônio, Coordenador Técnico-Pedagógico do Centro de Treinamento D.A.R.E/Proerd-PMDF, para compor a equipe de facilitação da edição de 2021 do Curso Nacional de Formação de Instrutores Proerd promovido pelo Centro de Treinamento D.A.R.E/Proerd da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, sob a coordenação geral da Tenente-Coronel Soraia, Coordenadora Estadual do Proerd/RN.

            O curso foi realizado no período de 29/11 a 10/12, na cidade de Mossoró, com o apoio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

            Ao todo, foram selecionados 32 policiais militares de diversos municípios do Rio Grande do Norte e um policial militar do estado do Maranhão. Os candidatos a Instrutor Proerd cumpriram uma carga horaria de 80 horas/aula, com diversos conteúdos e atividades pedagógicas direcionadas à aplicação dos Currículos Proerd, que atende crianças e adolescentes do ensino fundamental em todo o país, promovendo um estilo de vida seguro e responsável.

A equipe de capacitação contou, ainda, com um Mentor Proerd do Centro de Treinamento D.A.R.E/Proerd da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, o Soldado Tavares.

 Centros de Treinamento do Proerd (CTs)

Atualmente, no Brasil, existem 07 (sete) Centros de Treinamento do Proerd (RJ, SP, SC, PR, RS, RN e DF) chancelados pelo D.A.R.E Internacional, entidade responsável pela Marca Proerd e pela manutenção e atualizações dos currículos em todo o mundo.  Conforme as Normas e Políticas Internacionais do Programa, compete aos CTs garantir a integridade e a continuidade dos currículos, promovendo as capacitações e atualizações de Instrutores e Mentores do programa.

            A participação do Centro de Treinamento D.A.R.E/Proerd-PMDF ressalta a relevância da cooperação técnica entre os Centros de Treinamento D.A.R.E/Proerd em prol da fidelidade e qualidade dos processos formativos, promovendo, quando necessário, adaptações alinhadas aos objetivos do programa em cada região do país, adotando as melhores práticas, recursos e metodologias na formação/atualização do efetivo policial que atua diretamente com a comunidade escolar, construindo estratégias socioemocionais de prevenção e a cultura de paz.

* Com informações Capitão Karla Fabiana Donini

Fim do conteúdo da página