Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ocorrências > Policiais do BOPE da PMDF participam de operação federal na Amazônia
Início do conteúdo da página

Policiais do BOPE da PMDF participam de operação federal na Amazônia

Escrito por Wyslan Teles | Publicado: Segunda, 19 de Novembro de 2018, 18h40 | Última atualização em Segunda, 19 de Novembro de 2018, 18h45 | Acessos: 1681

Entre os dias 11 e 16 de novembro, policiais do BOPE apoiaram uma operação de combate a mineração ilegal na Amazônia, no estado de Rondônia, juntamente com o IBAMA e a Polícia Federal. A operação foi realizada no intuito de combater as atividades de extração ilegal de ouro e diamantes em terras indígenas. A equipe do BOPE atuou realizando o apoio na segurança da operação e procedendo, com o uso de explosivos, na destruição e inutilização de máquinas e estruturas utilizadas pelos garimpeiros, como retroescavadeiras, motores, bombas, pontes, estradas e acampamentos.

A equipe, composta por 4 policiais especialistas em operações especiais e explosivos, procedeu em diversas detonações em área de selva, ao longo de 3 dias, sendo infiltrada e exfiltrada dos diversos pontos com o emprego de aeronave (helicóptero). Em alguns pontos de infiltração, as equipes foram recebidas com armas de fogo, arcos e flechas.

Como saldo final da operação, foram detidos 6 elementos, 2 presos, 2 armas de fogo apreendidas e destruídos os maquinários e estruturas do garimpo que geraram prejuízo de, ao menos, R$ 4 milhões de reais aos grupos criminosos.

A equipe do BOPE foi bastante elogiada pelo profissionalismo e pela técnica no emprego e manuseio dos explosivos de maneira segura e eficiente.

O comandante da equipe, capitão Rogério Nogueira, destacou o incrível profissionalismo e comprometimento da equipe do IBAMA, representada pelo servidor Felipe e da equipe da PF em Rondônia, chefiada pelo agente Marcos, que diuturnamente atuaram em área tão inóspita e complicada, em prol da proteção do meio ambiente e de nossa Selva Amazônica.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página