Polícia Militar do Distrito Federal

Switch to desktop Register Login

Programa de Educação Ambiental Lobo-Guará: A PMDF cumprindo com a agenda ambiental

Entre as atribuições da Polícia Militar do Distrito Federal está o comprometimento com a agenda ambiental, e neste contexto algumas ações tem assumido certo destaque, como por exemplo o trabalho desenvolvido no PREALG – Programa de Educação Ambiental Lobo Guará.

O Programa foi criado em 2003, na antiga Companhia de Polícia Militar Ambiental – CPMA, hoje Batalhão de Polícia Militar Ambiental – BPMA e atualmente compõe o leque de ações sociais gerido pelo Centro de Políticas Públicas da corporação, chefiado pelo Coronel Lima Filho.

Na intenção de reforçar o compromisso com a agenda ambiental, a Polícia Militar do Distrito Federal não se atém exclusivamente ao policiamento ambiental ostensivo desenvolvido por unidades especializadas que lidam diretamente com crimes ambientais, tendo buscado ampliar sua atuação alinhada ao seu papel de polícia administrativa no campo da prevenção.

Por essa razão, desde 2011 foi dado passo para uma nova fase, onde iniciou-se o Curso de Guardiões Ambientais promovido pela PMDF, por meio do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará, que atende crianças em idade escolar no Distrito Federal e entorno.

O curso de Guardião Ambiental tem por objetivo promover a educação ambiental e despertar a consciência ecológica dos estudantes para diversos problemas ambientais. Dessa forma, o estudante intitulado Guardião Ambiental passa a ser um agente transformador de sua própria realidade e um multiplicador do conhecimento adquirido.

O Programa de Educação Ambiental Lobo Guará visa inserir um conhecimento preservacionista, promovendo reflexão e mudança de comportamentos e hábitos na perspectiva de uma maior consciência ambiental. Dessa forma são desenvolvidas atividades socioeducativas de prevenção primária com o intuito de diminuir os índices de ilícitos ambientais, bem como empregar o policiamento comunitário, fortalecendo o vínculo e a confiança entre a Polícia Militar, a família e a escola, o que contribui ainda para a diminuição dos índices de violência na região.

O que chama a atenção e tem gerado cada vez mais uma repercussão positiva do programa educativo é a forma lúdica e dinâmica com que o conhecimento é trabalhado entre o público atendido. São apresentações teatrais que levantam temas diversos guiados por um super-herói oriundo do bioma cerrado, o Lobo-Guará, e vivências de campo conduzidas por policiais militares engajados e verdadeiramente entusiastas, como o SGT João Antônio, um dos fundadores do Grupo Teatral, e ator que interpreta o super-herói há muitos anos.

João Antônio assume com tanto carinho e dedicação o papel do super-herói do meio ambiente, Lobo Guará, que confessa sentir diuturnamente esta identidade viva em sua personalidade e cotidiano.

Com grande orgulho a equipe policial do PREALG conclui mais um semestre de atividades desenvolvidas entre o público escolar e comunidade em geral. Foram até o presente momento mais de 21 mil expectadores de apresentações teatrais só este ano e novos 725 Guardiões Ambientais formados entre 13 escolas atendidas pelo programa.

Nesta terça-feira, 26 de Julho às 16 horas foi celebrada a formatura na Escola Classe 204 sul, e em seguida, na quarta-feira, 27 de Julho às 19 horas, a tão animada formatura da Escola Classe 53 de Taguatinga, escola que abraçou as atividades do PREALG há muitas edições, o que faz crer entre os policiais envolvidos que estão traçando um belo caminho no exercício da função policial de atuar preventivamente, consolidando a empatia entre a PMDF e a comunidade.

 

 

 

CONTATOS

 

Para a escola receber o teatro ou o curso de guardiões ambientais é necessário mandar um ofício solicitando o que deseja receber. O ofício deverá estar assinado e pode ser enviado para os e-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Para mais informações, acesse o blog: http://teatroloboguara.blogspot.com.br/

 

Com a colaboração de CB Ludimila Carvalho de Sousa

Assessoria em comunicação, CPP – Centro de Políticas Públicas, PMDF

Polícia Militar do Distrito Federal - Muito mais que segurança. Todos os direitos reservados © 2015

Top Desktop version