Polícia Militar do Distrito Federal

Switch to desktop Register Login

OPERAÇÃO PROVA DE FOGO

Do dia 26 de março ao dia 09 de abril, a Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB) realizou a “Operação Prova de Fogo”.  A operação foi realizada pelos alunos da Escola de Formação de Praças, localizada na Academia de Polícia Militar de Brasília. Todos os alunos foram empenhados em ações de policiamento nas áreas do CPRO I e II, CPRL I, CPRS I e II.

Os alunos atuaram sob supervisão de oficiais e praças da APMB e em conjunto com o efetivo de cada Unidade de área. As atividades, além de proporcionarem aos alunos a oportunidade de colocarem em prática as teorias que lhe foram ministradas na Escola de Formação de Praças, também brindaram a comunidade do Distrito Federal com uma maior presença policial nas ruas de diversas Regiões Administrativas do DF, reforçando, assim, a segurança pública na Capital Federal.

CFP5


Todas as atividades foram precedidas de palestras de orientação com os oficiais responsáveis pelo policiamento da área a ser apoiada, de forma a propiciar aos alunos o reconhecimento das características de cada localidade e das ocorrências de maior incidência em cada região. As atividades envolveram diversas modalidades de policiamento ostensivo (a pé, motorizado, de trânsito e escolar).

CFP5

A “Operação Prova de Fogo” encerrou-se com um saldo mais que positivo, tanto no aumento da sensação de segurança nas comunidades policiadas, quanto na qualidade do aprendizado proporcionado aos discentes.

Em toda a atividade foram empregados, diariamente, cerca de 40 policiais militares e 10 viaturas, que atuaram em operações de patrulha ostensiva, policiamento em grandes eventos, combate ao roubo e ao tráfico de drogas, além da realização de diversos pontos de bloqueio (blitz).

Destacam-se o número de pessoas e veículos abordados ao longo da Operação, chegando a 2.607 pessoas e 322 veículos, além do atendimento de 20 ocorrências que resultaram em cinco pessoas presas, seis menores apreendidos e em sete Termos Circunstanciados de Ocorrência.

Este trabalho permitiu aplicar a teoria ensinada na APMB à prática do serviço operacional, contribuindo ainda mais para o aprendizado dos policiais militares, além de trazer um grande reforço à garantia da paz para os moradores das localidades atendidas.

CFP5

Polícia Militar do Distrito Federal - Muito mais que segurança. Todos os direitos reservados © 2015

Top Desktop version