Polícia Militar do Distrito Federal

Switch to desktop Register Login

PMDF é referência para polícia chilena

A Polícia Militar do Distrito Federal recebeu, na tarde de ontem (7), a comitiva da Polícia Chilena, os chamados “carabineiros”. A visita contou com a presença do General Inspetor Eliecer Solar Rojas – Diretor Nacional de Ordem e Seguridade do Chile, cel. Jaime Montiel, cel. Roberto Saldivia, tc. Raul Carrasco e o tc. Alexis Quiroz. O intuito da visita é adquirir e aprimorar experiências em grandes eventos esportivos, uma vez que o Chile é sede da Copa América neste ano e Brasília foi uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

Segundo o General do Chile, Eliecer, a ideia é “conversar de polícia pra polícia”. Ele fala sobre a experiência bem sucedida do Brasil na Copa de 2014 e pretende “interiorizar a experiência da Polícia Militar em relação ao que foi a Copa do Mundo no Brasil e aplicar na organização estratégica da Copa América, no Chile” e completa, “a visita fortalece a cooperação internacional para este desafio na área de segurança no evento”.

Segundo o coronel Lobo, o comando chileno ofereceu uma proposta para criação de uma oficina de cooperação internacional entre policiais. O comando geral da PMDF, analisará a questão para futura tramitação na formalização do acordo. O general chileno explica, “Por meio dessa oficina os países trocarão experiências para um determinando evento” e diz ainda, “uma organização tática, composta por informações de inteligência da qual resultará na rápida solução de problemas evitando progredir para algo maior”.

Após a palestra realizada no Comando-Geral, ministrada pelo major Luis Marcelo, com a presença dos coronéis, Florisvaldo Cesar (Comandante-Geral), Seabra (Subcomandante-Geral) e Lobo Rodrigues, os “carabineiros” seguiram para um sobrevoo de helicóptero no estádio Nacional de Brasília, Mané Garrincha, e algumas outras regiões do Distrito Federal. No dia 9, quinta-feira, ocorrerá uma palestra na Secretaria de Segurança Pública às 20h. Os policias chilenos permanecerão em Brasília até sábado, dia 11 de abril.

Por Karina Linhares

Polícia Militar do Distrito Federal - Muito mais que segurança. Todos os direitos reservados © 2015