Polícia Militar do Distrito Federal

Switch to desktop Register Login

PMDF realiza solenidade para Passagem de Comando do Subcomandante-geral e do chefe do Estado-Maior

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (03), no Palácio Tiradentes (Quartel do Comando Geral-QCG), a passagem de comando dos cargos de Subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior da PMDF. Na ocasião, foi transmitida a chefia do Estado-Maior para o coronel Leonardo José Rodrigues de Sant’anna e o Subcomando-geral para o coronel Marcos de Araújo.

A cerimônia contou com participação de ilustres convidados. Os oficiais superiores assumiram formalmente os cargos diante do governador Rodrigo Rollemberg, da secretária de Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo; do chefe da Casa Militar, coronel Cláudio Ribas; e do Comandante-geral, coronel Nunes. Outras autoridades estiveram presentes tais como: ex-comandantes gerais; o presidente da Associação dos Magistrados do DF, Dr. Sebastião Coelho; desembargadores, o deputado federal Jair Bolsonaro, o vereador Eduardo Bolsonaro e deputados distritais como Sandra Faraj e Robério Negreiros, além de familiares do Comandante-geral e do governador do DF que também prestigiaram o evento.

O major pastor Gisleno, da Capelania da PMDF, proferiu as bênçãos sobre os comandantes na execução de suas novas funções. Foi entregue ao Comandante-geral a espada e o bastão, símbolos do Comando da Corporação. O nobre currículo do Chefe do Estado-Maior, coronel Sant’anna, conta com vasta experiência profissional em mais de 25 anos de serviço pela PMDF. É graduado em Segurança Pública e especializado em Gestão Estratégica em Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB); foi chefe de Equipe de Segurança do Governador do DF, comandante do Batalhão de Planaltina, chefe da equipe de Negociadores Policiais, observador policial e consultor de treinamento das Nações Unidas e outras funções de suma relevância.

Para Subcomandante-geral, o coronel Marcos de Araújo assumiu o cargo. O novo subcomandante é doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, mestre em Ciência Política, pós-graduado em Direito, especialista em Segurança Pública, Direitos Humanos e Política Criminal; especialista em Gestão Estratégica em Segurança Pública pela PMDF/UNB. Na PMDF, exerceu o cargo de corregedor adjunto, diretor de Recrutamento e Seleção, diretor de Promoção, Avaliação e Desempenho, tendo comandado o Batalhão Escolar e também a Academia de Polícia Militar de Brasília.

O Comandante-geral, coronel Nunes, em seu discurso falou sobre a importância dos cargos assumidos: “os cargos que agora assumem são fundamentais para o desenvolvimento operacional e administrativo da Corporação na medida em que dão suporte ao Comando no processo decisório para assuntos de alta complexidade”. Ele ainda fez uma ressalva em homenagem ao pai assassinado ontem na porta de escola (Eli Roberto Chaves) no Guará: “estamos empenhados na busca do criminoso e não mediremos esforços para encontrá-lo”. O governador Rodrigo Rollemberg, em sua fala também citou e lamentou o ocorrido. Frisou sobre a importância do programa Pacto pela Vida, elogiou a diminuição (a menor depois de 22 anos) dos índices criminais em 2015.

Polícia Militar do Distrito Federal - Muito mais que segurança. Todos os direitos reservados © 2015

Top Desktop version