Inscrições para curso sobre atendimento a vítimas de violência doméstica

Data: 21 de maio de 2024 15:05

Escola do Governo oferece vagas para a capacitação Ressignificar: proteção integral às mulheres; serão em 2024 serão 4 ciclos, para formar 12 turmas.

A Escola de Governo do Distrito Federal (Egov) está com inscrições abertas para o curso Ressignificar: proteção integral às mulheres, voltado para capacitar servidores públicos no atendimento especial às vítimas de violência doméstica. Lançada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), a formação visa qualificar profissionais da própria pasta e das forças de segurança, além da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) e da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo, vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). A atividade também é extensiva a todos os demais servidores da administração pública que tenham interesse no tema.

“O enfrentamento à violência doméstica é pauta prioritária para todo o Governo do Distrito Federal. Desta forma, firmamos parcerias com as mais diferentes secretárias para proporcionar a todo servidor público, em especial aos de segurança pública e do sistema penitenciário e socioeducativo, uma formação mais completa, que vai além do atendimento ou prisão do autor da violência. O foco principal é mostrar o encaminhamento e os protocolos corretos para atendimento e acolhimento de vítimas”, ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

O curso Ressignificar terá turmas online mensalmente. Para 2024, a meta é formar 12 turmas. “Esse curso é de extrema importância. É crucial que os servidores estejam bem preparados para lidar com situações de violência quando forem acionados. A abertura para todos os funcionários públicos interessados em participar mostra um compromisso com a conscientização e a disseminação do conhecimento sobre esse tema”, afirmou Juliana Tolentino, diretora-executiva da Egov.

A primeira aula do curso em educação à distância (EaD) é sobre o “Contexto histórico da violência, agressividade e conflito”, tema desenvolvido pela capitã Mônica Pontes, coordenadora-geral do Programa de Prevenção Orientado à Violência Doméstica e Familiar (Provid).

Mônica destaca que o curso ajudará os servidores a identificar precocemente casos de violência doméstica: “É crucial que as mulheres entendam quando estão sofrendo violência, pois muitas vezes elas têm dificuldade em se perceber como vítimas. Isso é especialmente relevante porque a violência doméstica ocorre em um contexto privado, tornando nossa atuação muito complexa, e também envolve toda a questão da cultura social”.

Para mais informações acesse a página de pré-inscrição da EGOV.

Curso Ressignificar: Proteção Integral às Mulheres

Público-alvo: Forças de Segurança Pública e de Administração Penitenciária.
→ Modalidade – Educação à distância
→ Carga horária – 15 horas

Tutorial para os policiais se inscreverem


Crédito do artigo: Escola de Governo EGOV

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Telegram
X
Facebook

Outras Notícias

Homem com cinco medidas protetivas é detido pela PMDF no Gama

PMDF recebe palestra de Juiz de direito sobre impacto da jurisprudência na atuação policial

PMDF Dá Início ao Maior Curso de Formação de Praças da História com 1.264 Novos Recrutas

PMDF realiza doação de água potável na Estrutural para creches e moradores vulneráveis

PMDF Marca Presença no 1º Curso Nacional de Atendimento a Mulheres e Meninas Vítimas de Violência

Pesquise o que está procurando no
PORTAL INSTITUCIONAL DA PMDF