Batalhão de Policiamento Ambiental da PMDF: 36 anos protegendo o Cerrado

Data: 10 de junho de 2024 06:06

O Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Distrito Federal (BPMA) completa hoje (10), 36 anos de criação. A data marca a dedicação e o compromisso dos policiais militares em proteger a rica fauna, flora e os recursos hídricos do Cerrado no Distrito Federal.

Histórico e Missão

O BPMA surgiu como Companhia de Polícia Florestal em 1988, por meio do Decreto nº 11.124 de 10 de junho de 1988, a pedido do então IBDF. O BPMA inicialmente atuava no Parque Nacional de Brasília. Ao longo dos anos, a unidade evoluiu, passando a Companhia de Polícia Militar Ambiental em 2003 (Decreto nº 23.955/2003) e, finalmente, se tornando o Batalhão de Polícia Militar Ambiental em 2010 (Decreto nº 31.793/2010).

O BPMA realiza um amplo trabalho de patrulhamento ostensivo florestal, lacustre, fluvial e de mananciais em em áreas como o Parque Nacional da Brasília, a Floresta Nacional de Brasília e as Áreas de Proteção Ambiental (APAs). A missão do batalhão vai além da preservação em Unidades de Conservação, estendendo-se à manutenção do meio ambiente ecologicamente equilibrado em todo o Distrito Federal, impactando diretamente na qualidade de vida da população.

Ações Preventivas e Parcerias

O BPMA reconhece a importância da educação ambiental e desenvolve projetos em escolas, comunidades e empresas para conscientizar a população sobre a relevância da preservação ambiental. A complexa tarefa de proteger o meio ambiente do DF exige parcerias com outros órgãos, como IBAMA, ICMBio, Hospital da Fauna Silvestre e Zoológico de Brasília, Secretaria do Meio ambiente e IBRAM, trabalho fundamental para garantir a preservação do meio ambiente para as futuras gerações.

Homenagem e Desafios

Em um dia especial, o BPMA também homenageia seus integrantes que participaram de ações humanitárias no estado do Rio Grande do Sul, demonstrando o compromisso da corporação com o bem-estar da população além das fronteiras do Distrito Federal.

Apesar dos 36 anos de conquistas, ainda há desafios a serem superados na área da proteção ambiental no DF. O aumento populacional, a expansão urbana e a exploração predatória dos recursos naturais colocam em risco a rica biodiversidade do Cerrado. Diante desses desafios, o BPMA se mantém firme em seu compromisso com a preservação ambiental.

Parabéns ao BPMA pelos seus 36 anos de serviços prestados à comunidade do Distrito Federal!

Polícia Militar do Distrito Federal – Muito mais que segurança