Batalhão de Policiamento Ambiental da PMDF: 36 anos protegendo o Cerrado

Autor:
Data: 10 de junho de 2024 06:06

O Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Distrito Federal (BPMA) completa hoje (10), 36 anos de criação. A data marca a dedicação e o compromisso dos policiais militares em proteger a rica fauna, flora e os recursos hídricos do Cerrado no Distrito Federal.

Histórico e Missão

O BPMA surgiu como Companhia de Polícia Florestal em 1988, por meio do Decreto nº 11.124 de 10 de junho de 1988, a pedido do então IBDF. O BPMA inicialmente atuava no Parque Nacional de Brasília. Ao longo dos anos, a unidade evoluiu, passando a Companhia de Polícia Militar Ambiental em 2003 (Decreto nº 23.955/2003) e, finalmente, se tornando o Batalhão de Polícia Militar Ambiental em 2010 (Decreto nº 31.793/2010).

O BPMA realiza um amplo trabalho de patrulhamento ostensivo florestal, lacustre, fluvial e de mananciais em em áreas como o Parque Nacional da Brasília, a Floresta Nacional de Brasília e as Áreas de Proteção Ambiental (APAs). A missão do batalhão vai além da preservação em Unidades de Conservação, estendendo-se à manutenção do meio ambiente ecologicamente equilibrado em todo o Distrito Federal, impactando diretamente na qualidade de vida da população.

Ações Preventivas e Parcerias

O BPMA reconhece a importância da educação ambiental e desenvolve projetos em escolas, comunidades e empresas para conscientizar a população sobre a relevância da preservação ambiental. A complexa tarefa de proteger o meio ambiente do DF exige parcerias com outros órgãos, como IBAMA, ICMBio, Hospital da Fauna Silvestre e Zoológico de Brasília, Secretaria do Meio ambiente e IBRAM, trabalho fundamental para garantir a preservação do meio ambiente para as futuras gerações.

Homenagem e Desafios

Em um dia especial, o BPMA também homenageia seus integrantes que participaram de ações humanitárias no estado do Rio Grande do Sul, demonstrando o compromisso da corporação com o bem-estar da população além das fronteiras do Distrito Federal.

Apesar dos 36 anos de conquistas, ainda há desafios a serem superados na área da proteção ambiental no DF. O aumento populacional, a expansão urbana e a exploração predatória dos recursos naturais colocam em risco a rica biodiversidade do Cerrado. Diante desses desafios, o BPMA se mantém firme em seu compromisso com a preservação ambiental.

Parabéns ao BPMA pelos seus 36 anos de serviços prestados à comunidade do Distrito Federal!

Polícia Militar do Distrito Federal – Muito mais que segurança

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Telegram
X
Facebook

Outras Notícias

PMDF prende Indivíduo por Tráfico Interestadual de Animais Silvestres

PMDF Prende Três Traficantes em Samambaia

PMDF Apreende 19 Porções de Maconha com Traficante em Ceilândia

Polícia Militar apreende menor reincidente em flagrante por furto na Asa Sul

PMDF apreende adolescente flagrado com arma de fogo em Ceilândia

Pesquise o que está procurando no
PORTAL INSTITUCIONAL DA PMDF