Câmara Legislativa do Distrito Federal promove Sessão Solene em comemoração aos 215 anos da PMDF

Autor:
Data: 20 de maio de 2024 14:05

Fotos: Millai Farkas

Na manhã desta segunda-feira (20), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoveu uma Sessão Solene em comemoração aos 215 anos da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

A iniciativa para a Sessão partiu do Deputado Distrital Hermeto e foi prestigiada pela Deputada Federal Bia Kicis, pelo Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Delegado Sandro Torres Avelar, pela Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Ana Paula Barros Habka, pelo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Sandro Gomes, pelo Secretário Executivo de Relações Parlamentares, Maurício Antônio, pela Juíza de Direito do Tribunal do Júri de Sobradinho, Doutora Iracema, entre outras autoridades civis e militares.

A Sessão Solene coincidiu com o aniversário da Comandante-Geral, que foi presenteada com flores, e todo o plenário cantou parabéns ao som da Banda de Música do Colégio Militar Tiradentes. Além de agradecer as felicitações, a Coronel Ana Paula também falou sobre a trajetória da PMDF ao longo destes 215 anos e ressaltou a importância de um olhar voltado para o futuro da segurança pública no país. “Essa Sessão Solene é uma oportunidade para refletirmos sobre nossa trajetória e planejarmos um futuro ainda mais promissor, um futuro que desejamos que seja marcado pela paz, pela segurança e pelo bem-estar de todos os que vivem e visitam o Distrito Federal,” disse a Comandante-Geral.

Em seu discurso, o Secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, enfatizou os serviços de excelência prestados pela PMDF, ressaltando que a Corporação é imprescindível ao Distrito Federal. “É uma instituição reconhecidamente republicana, cumpridora dos Direitos Humanos,” e finalizou: “Não é justo que essa Corporação bicentenária não tenha seu valor reconhecido, e todos os dias, em todas as instâncias, temos que gritar em todos os espaços que pudermos para que esse valor seja reconhecido.”

Ao final da solenidade, foi realizada a entrega de Moções de Louvor a 60 policiais militares pelos relevantes serviços prestados à sociedade do Distrito Federal.

História da PMDF

A Corporação foi criada em 13 de maio de 1809 com a vinda do príncipe regente, Dom João VI, para o Brasil. A história da PMDF começou com a vinda da Corte Portuguesa para a então capital brasileira, Rio de Janeiro, após Napoleão Bonaparte invadir e determinar o bloqueio continental de Portugal, que desobedeceu à proibição imposta. Inicialmente, foi nomeada Divisão Militar da Guarda Real de Polícia do Rio de Janeiro e tinha como missão guardar e proteger a família real e a capital.

A Corporação foi transferida para Brasília em 1966, seis anos após a fundação da nova capital federal. Quando foi instalada, vieram profissionais da PM do Rio de Janeiro, oficiais do Exército Brasileiro e remanejados de outras instituições de segurança pública.

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Telegram
X
Facebook

Outras Notícias

PMDF prende Indivíduo por Tráfico Interestadual de Animais Silvestres

PMDF Prende Três Traficantes em Samambaia

PMDF Apreende 19 Porções de Maconha com Traficante em Ceilândia

Polícia Militar apreende menor reincidente em flagrante por furto na Asa Sul

PMDF apreende adolescente flagrado com arma de fogo em Ceilândia

Pesquise o que está procurando no
PORTAL INSTITUCIONAL DA PMDF