Comandante-Geral em Exercício da PMDF Recebe Delegação da Guarda Nacional do México

Data: 4 de julho de 2024 18:07

Na tarde desta quinta-feira (4), o Comandante-Geral em exercício da PMDF, coronel Fabrício Boechat de Camargos, recebeu a visita de encerramento da delegação da Guarda Nacional do México, chefiada pelo Comissario General de Brigada de Estado-Maior Jesús Gabriel Lopes Gutiérrez.

Durante a semana, o coronel Cleber Fernandes Antunes de Oliveira, chefe da Secretaria de Relações Institucionais da PMDF, acompanhou a delegação mexicana em várias visitas técnicas às unidades da corporação. O objetivo foi fortalecer os laços de cooperação internacional e trocar experiências em técnicas de segurança pública e policiamento. A delegação conheceu práticas e procedimentos da PMDF, participando de apresentações, treinamentos e simulações.

Os temas abordados incluíram policiamento comunitário, gestão de crises, uso de tecnologia na segurança pública e estratégias de combate ao crime organizado. O coronel Carmagos agradeceu a visita da delegação e destacou a importância do intercâmbio: “A troca de experiências com outros países fortalece a nossa capacidade de adaptação a diferentes desafios e nos permite aprender uns com os outros. Estamos muito satisfeitos em receber a delegação mexicana e compartilhar nossas práticas de sucesso.”

Por sua vez, o General Jesús Gabriel Lopes Gutiérrez expressou gratidão pela oportunidade de aprendizado com a PMDF: “Estamos impressionados com o profissionalismo e a dedicação dos policiais da PMDF. As lições aprendidas aqui serão inestimáveis para aprimorar nosso trabalho no México.”

Ao final da recepção, houve troca de singelas lembranças entre os militares. A visita técnica fortaleceu a cooperação entre as forças de segurança dos dois países e permitiu novos contatos e networking entre os profissionais envolvidos.

PMDF – Muito mais que segurança