Enfrentamento à Violência Contra a Mulher: PMDF e Programas Sociais unidos pela proteção

Autor:
Data: 26 de março de 2024 14:03

No último dia 26 de março, das 08h às 12h, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Brazlândia foi palco do 4º Encontro de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, promovido pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em celebração ao Dia Internacional da Mulher.

O evento destacou a importância da Rede UNIDAS na proteção e garantia dos direitos das mulheres vítimas de violência. Essa rede, que integra diversos órgãos públicos de defesa da mulher e combate à violência doméstica na cidade, tem sido fundamental para proporcionar apoio e assistência às mulheres em situação de vulnerabilidade.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é uma parceira ativa da Rede UNIDAS e marcou presença através do Policiamento de Prevenção Orientado à Violência Doméstica e Familiar (PROVID) do 16º Batalhão de Polícia Militar (16º BPM). Em 2023, graças às ações coordenadas do PROVID, houve uma redução significativa de 38,4% nos índices de crimes relacionados à Lei Maria da Penha na região.

Um dos destaques do trabalho conjunto entre o PROVID do 16º BPM e o MPDFT é o Projeto “Mãos Estendidas”, em vigor desde 2021. Este projeto visa romper os ciclos de violência doméstica na cidade e já acompanha 220 famílias, das quais 75 recebem cestas básicas mensalmente.

A parceria entre a Polícia Militar e os diversos órgãos de apoio possibilita o encaminhamento das vítimas, especialmente mulheres, para serviços multidisciplinares de assistência, tais como os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, Delegacia Especializada, Núcleo de Atendimento a Famílias e Autores de Violência Doméstica (NAFAVD), entre outros.

Em reconhecimento ao compromisso e eficiência dessas iniciativas, o Projeto “Mãos Estendidas: Programa de Acolhimento de Vítimas de Violência Doméstica”, da Promotoria de Justiça de Brazlândia e do PROVID da PMDF, conquistou o terceiro lugar na categoria persecução cível e penal no ano de 2022. Entre mais de 530 iniciativas habilitadas e 27 finalistas, distribuídas em nove categorias.

A Polícia Militar do Distrito Federal reafirma seu compromisso inabalável com a proteção e a promoção dos direitos das mulheres, trabalhando incansavelmente em parceria com a comunidade e outros órgãos para construir um ambiente seguro e igualitário para todos.

Centro de Comunicação Social (CCS)
PMDF: MUITO MAIS QUE SEGURANÇA

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Telegram
X
Facebook

Outras Notícias

PMDF prende Indivíduo por Tráfico Interestadual de Animais Silvestres

PMDF Prende Três Traficantes em Samambaia

PMDF Apreende 19 Porções de Maconha com Traficante em Ceilândia

Polícia Militar apreende menor reincidente em flagrante por furto na Asa Sul

PMDF apreende adolescente flagrado com arma de fogo em Ceilândia

Pesquise o que está procurando no
PORTAL INSTITUCIONAL DA PMDF