Formatura de encerramento do CHOAEM 2023/24

Autor:
Data: 18 de abril de 2024 21:04

Fotos: Sgt Wander

O tão aguardado momento finalmente chegou. Os 147 subtenentes, 1º e 2º sargentos que concluíram o Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos, Especialistas e Músicos (CHOAEM) estão aptos para ascender ao tão almejado Quadro de Oficiais Administrativos da PMDF. A formatura de encerramento ocorreu na tarde desta quinta-feira (18) no Pátio da Academia de Polícia Militar de Brasília.

O evento foi prestigiado pelo Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, pela Vice-Governadora do DF, Celina Leão, pelo Senador Izalci Lucas, pelo Secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, pelo Deputado Distrital Hermeto, que também é o paraninfo da turma, entre outras autoridades civis e militares.

O CHOAEM teve início no dia 23 de outubro de 2023. Antes disso, os alunos passaram por um processo seletivo criterioso e disputado. Foram mais de 700 horas de aulas durante todo o curso, englobando estágios e matérias como procedimentos administrativos, aquisições institucionais, orçamento e finanças, direito processual penal militar, gestão de pessoas, ordem unida, ciências policiais, chefia e liderança, entre outras, para torná-los aptos a exercerem as funções inerentes ao posto de oficial administrativo.

Os três primeiros colocados do curso foram os tenentes Wanderilo Antônio Aragão Junior, Everton Francisco Pereira Nunes e Josivaldo Cavalcante dos Santos, em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente, que receberam das mãos das autoridades presentes certificados e a espada, símbolo de lealdade e de serviço. O tenente Wanderilo também recebeu a Medalha de Mérito Intelectual Duque de Caxias por ter alcançado a primeira colocação.

O Governador do DF, Ibaneis Rocha, discursou parabenizando a PMDF pelo reconhecido trabalho e reafirmou seu compromisso de ajudar a Corporação. “Vocês são motivo de orgulho para toda a população da nossa cidade pelo belíssimo trabalho que desempenham”, e continuou: “Quero deixar bem claro que nós do Governo do Distrito Federal vamos continuar apoiando com todas as nossas forças a Corporação da Polícia Militar do Distrito Federal”, finalizou Ibaneis Rocha.

A Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Ana Paula Barros Habka, falou sobre o verdadeiro papel a ser desempenhado por um oficial da Corporação. “O papel de um oficial da PMDF vai além do cumprimento do dever, trata-se de ser um exemplo de integridade, justiça e, acima de tudo, humanidade! À medida que vocês assumem suas novas funções, lembrem-se de que o verdadeiro líder é aquele que serve. Vocês estão sendo chamados a liderar pelo exemplo, a proteger a sociedade com empatia e a manter a ordem com respeito aos direitos humanos.”

O paraninfo da turma, o Deputado Distrital Hermeto, fez um discurso emocionado e comentou que, se ainda estivesse na PMDF, seria um dos integrantes do curso. “Ser paraninfo dessa turma é motivo de muito orgulho, é muito gratificante, pois eu estaria aí me formando como oficial. Nós entramos na Corporação como Soldados e chegamos ao topo como Subtenentes, e poucos chegam a Oficial, por isso, é motivo de muito orgulho essa formatura.”

Na leitura da ordem do dia, o Tenente-Coronel Ítalo, Comandante da APMB, finalizou seu discurso com um conselho: “Sejam sábios nas palavras, mas inspirem pelo exemplo. As palavras convencem, mas o exemplo arrasta. Sejam líderes! Líder é aquele que cuida de seus liderados como a si mesmo. Líderes não cuidam de resultados, líderes cuidam de pessoas e as pessoas geram resultados! Comemorem, se alegrem com essa conquista, pois ela é de todos nós!”, finalizou o Tenente-Coronel Ítalo.

Turma Subtenente Weudes Fernando Barros

A turma recebeu o nome do Subtenente Weudes Fernando Barros. A escolha foi uma forma de homenagear o policial que sempre expressou aos amigos e familiares o sonho de se tornar oficial da PMDF. Ele estaria no curso, mas faleceu em novembro de 2021 por complicações causadas pela Covid-19. Essa também foi uma forma de honrar todos os policiais militares que faleceram em decorrência da pandemia de Covid-19.

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Telegram
X
Facebook

Outras Notícias

PMDF recupera no Recanto das Emas um veículo que havia sido roubado em Taguatinga

PMDF apreende revólver dentro de oficina em Sobradinho II

Trio é detido após furtar pneus no Núcleo Bandeirante

Nota de Falecimento – 1º SGT Anderson Barbosa Pires

Foragido é detido na EPTG por equipe de trânsito da PMDF

Pesquise o que está procurando no
PORTAL INSTITUCIONAL DA PMDF