Formatura do Proerd Reforça Laços entre Polícia e Comunidade

Data: 27 de junho de 2024 18:06

Na tarde desta quinta-feira (27), a Polícia Militar do Distrito Federal, através do Batalhão de Policiamento Escolar (BPESC), promoveu a formatura geral do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) do 1º Ciclo 2024 no Ginásio de Esportes do Cruzeiro do Distrito Federal. O evento marcou o encerramento do primeiro semestre letivo das atividades do Proerd nas escolas públicas, particulares e de gestão compartilhada do Distrito Federal.

O objetivo principal da solenidade foi promover a confraternização entre a polícia e a comunidade. Durante o primeiro semestre de 2024, o Batalhão de Policiamento Escolar atendeu 5.056 alunos de diversas regiões administrativas do Distrito Federal. O Proerd também esteve presente nos Colégios Cívicos Militares (CCMs) do DF, aplicando currículos específicos para as séries iniciais 1°, 2º e 5º ano e Ensino Médio.

A cerimônia contou com 1167 alunos e teve muitos momentos de muita emoção. Instrutores do Proerd, que atuaram nas escolas durante o semestre, foram calorosamente aplaudidos. O destaque ficou por conta da entrada triunfal do mascote Daren, junto com um comboio de Mike-tangos (motociclistas do BPESC), acompanhada por gritos entusiasmados das crianças, ansiosas por vê-lo: “DAREN, CADÊ VOCÊ? EU VIM AQUI SÓ PRA TE VER!”

A comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka, cumprimentou e agradeceu a todos os presentes, parabenizando os alunos e incentivando-os a divulgarem o programa do Proerd: “Não às drogas!”. O evento contou com a presença do secretário executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury, além de outras autoridades militares e civis.

Um dos momentos mais aguardados da tarde foi a entrega dos certificados. A aluna Laura Beatriz recebeu seu certificado das mãos da comandante-geral, simbolizando o sucesso do programa. O evento também premiou os participantes com sorteios, sendo que o aluno Rikelme, do colégio Ceprom, foi o sortudo ganhador de uma bicicleta.

O encerramento da cerimônia foi marcado por uma atmosfera de muita positividade, com todos os presentes cantando juntos a canção do Proerd, reafirmando o compromisso de manter as crianças e adolescentes longe das drogas.

PMDF – Muito mais que segurança