Formatura do XI Curso Tático de Ações Motociclísticas (CTAM)

Data: 7 de dezembro de 2023 15:12

Nesta quarta-feira(29), foi realizada no pátio do Complexo de Ensino da PMDF a formatura do XI Curso Tático em Ações Motociclísticas (CTAM), atividade de especialização destinada a capacitar policiais para a execução do motopatrulhamento tático na Corporação.

Após 82 dias de curso, dos 21 alunos matriculados, 12 concluíram o processo com aproveitamento, sendo 8 integrantes da PMDF, 01 integrante da PMPI, 01 da PMMS e 02 policiais da Polícia Nacional da República Dominicana. Com carga horária total de 750 horas/aula, os alunos tiveram instruções de Doutrina, Tiro Policial no Motopatrulhamento Tático, Abordagem Policial, Técnicas de Pilotagem, Técnicas de Escolta, Uso Diferenciado da Força, Identificação Veicular, dentre outras disciplinas.

Durante o curso, foram utilizadas as motocicletas Yamaha Lander XTZ 250 cilindradas e Triumph Tiger XCx 800 cilindradas da frota da PMDF. Autoridades militares, civis e familiares dos formandos prestigiaram a solenidade. A Embaixadora da República Dominicana no Brasil, Patricia Villegas de Jorge, agradeceu as portas abertas pela PMDF para que dois policiais do país tivessem a oportunidade de vivenciar um processo de especialização como esse e que, sem dúvida alguma, os conhecimentos adquiridos serão muito importantes para implementar ações de aperfeiçoamento de segurança pública na República Dominicana.

A Comandante-Geral Substituta, Coronel Ana Paula Barros Habka, também esteve presente no evento e parabenizou alunos e familiares pela conclusão do curso. Ela destacou ainda o elevado risco agregado à atividade de policiamento com motos, exigindo muita atenção concentrada, perícia e perfeição técnica para o sucesso das ações policiais no dia a dia, mas não deixou de frisar a importância da segurança para a preservação da vida: “sejam também prudentes para retornarem íntegros aos seus lares”.

Durante a formatura, a Cel Ana Paula ressaltou igualmente a presença de outros segmentos de segurança e das Forças Armadas na Guarda de Honra como demonstração de união, camaradagem e parceria entre as Forças. Estiveram presentes batedores do BPEB, motociclistas da PRF, DETRAN-DF, GEAEPH-CBMDF e CPTRAN-PMDF. No término do evento, um emocionante desfile motorizado marcou o encerramento da solenidade.

PMDF muito mais que segurança