Formatura dos Guardiões Ambientais: PMDF presente em celebração à Consciência Ambiental

Data: 3 de maio de 2024 16:05

Em uma cerimônia vibrante e emocionante, a Escola Classe 19 do Gama, em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), celebrou a formatura da turma Capivara do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará (PREALG). A solenidade, realizada nesta sexta-feira (03), marcou a conclusão do ciclo de aprendizado de 56 estudantes do 5º ano, que se tornaram Guardiões Ambientais comprometidos com a proteção do planeta.

Ao longo do 1º ciclo de 2024, os novos Guardiões Ambientais mergulharam em um universo de conhecimento sobre a importância de preservar o meio ambiente. Por meio de atividades lúdicas e dinâmicas, os alunos desenvolveram uma profunda consciência sobre os desafios e as responsabilidades que acompanham a missão de proteger nosso planeta.

A solenidade foi um momento de celebração da consciência ambiental despertada nos alunos, que entoaram o lema: “O meio ambiente é o nosso maior patrimônio, protegê-lo é nossa missão”. Mais do que jovens estudantes, os formandos se tornaram agentes de transformação, prontos para disseminar o conhecimento adquirido e inspirar mudanças positivas em suas comunidades.

O Programa de Educação Ambiental Lobo Guará (PREALG) se destaca como uma das frentes de trabalho mais relevantes do BPMA. Em parceria com instituições de ensino fundamental do Distrito Federal, o programa fundamenta-se na Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), promovendo a segurança pública com foco na prevenção primária de crimes ambientais.

A formatura da turma Capivara representa um marco importante na jornada de preservação ambiental. A dedicação e o entusiasmo dos novos Guardiões Ambientais da EC 19 do Gama acendem a chama da esperança para um futuro mais verde e sustentável. Através da conscientização e da ação, esses jovens prometem fazer a diferença e inspirar as próximas gerações a protegerem nosso planeta com responsabilidade.