I Seminário em Saúde Mental promovido pela PMDF marca as comemorações de seus 215 anos

Autor:
Data: 14 de maio de 2024 20:05

Nesta terça-feira (14), o Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal (DSAP) por meio do Centro de Assistência Psicológica e Social (CAPS) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou o I Seminário em Saúde Mental sob o tema “Sua Saúde Mental Importa”, no Auditório do Colégio Militar Tiradentes, situado no setor Policial Sul em Brasília.

O evento teve como objetivo principal disseminar informações sobre saúde mental para instruir os gestores nas atividades preventivas e promocionais em saúde psicossocial junto aos seus subordinados.

Ao declarar aberto o seminário, a Comandante-Geral da PMDF, Ana Paula Barros Habka, saudou todas as autoridades presentes e expressou gratidão pelo apoio dos organizadores do evento, além de parabenizá-los pela iniciativa.

“Hoje, celebramos não apenas os 215 anos da PMDF, mas também damos as boas-vindas a todos neste Seminário dedicado à Saúde Mental de nossos policiais militares”, afirmou a comandante. “É momento de união e aprendizado essencial para todos nós que compartilhamos o compromisso de cuidar daqueles que dedicam suas vidas à segurança de nossa sociedade.”

A comandante destacou a importância da saúde mental, muitas vezes negligenciada, para a eficácia e o bem-estar dos policiais, ressaltando os desafios psicológicos diários enfrentados pelos profissionais da área. “Reconhecer e abordar essas questões não é apenas uma questão de cuidado, mas uma necessidade imperativa para manter a integridade e a eficiência de nossa força policial”, acrescentou.

O objetivo do seminário, segundo a Comandante-Geral, é duplo: promover um entendimento mais profundo sobre as complexidades da saúde mental no contexto militar e fortalecer as redes de apoio, compartilhando melhores práticas e desenvolvendo estratégias para melhorar o bem-estar dos policiais militares.

Durante o evento, foram abordados temas como “Promover Saúde e Prevenir Doenças e o Suicídio – Como fazer isto objetivamente?” pelo Palestrante Dr. Antônio Geraldo da Silva, médico psiquiatra e Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, e “Impacto do uso de álcool na vida profissional e familiar: Mitos e verdades” pela Palestrante Dra. Maria Dilma Teodoro, médica psiquiatra e professora da Faculdade de Medicina da UnB. Além disso, houve a palestra “Desmistificando o Tratamento Psiquiátrico”, ministrada pela Dra. Elaine Bida, médica psiquiatra da SESDF, e uma mesa redonda sobre “Saúde Mental na Segurança Pública: Desafios e Soluções”, mediada pelo coronel Waldeci Ramalho, com a participação de todos os palestrantes e convidados especiais.

O evento também contou com a presença do Secretário Executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury, do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Coronel Sandro Gomes Santos da Silva, do Subcomandante-Geral da PMDF, coronel Fabrício Boechat de Camargos, do Chefe do Departamento de Logística e Finanças, coronel Herbert de Almeida Jardim, e do chefe do Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal, Waldeci Ramalho, além de outras autoridades militares e civis.

Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF: MUITO MAIS QUE SEGURANÇA

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Telegram
X
Facebook

Outras Notícias

PMDF PROMOVE PALESTRA SOBRE O PCC

Homem é detido após ameaça com arma de fogo em oficina na Estrutural

PMDF apreende grande quantidade de drogas com passageira em ônibus interestadual

Polícia Militar prende suspeito de roubo com restrição de liberdade a entregador dos Correios em Samambaia

Carro elétrico furtado de agência é recuperado por policial militar de folga

Pesquise o que está procurando no
PORTAL INSTITUCIONAL DA PMDF