I Seminário em Saúde Mental promovido pela PMDF marca as comemorações de seus 215 anos

Data: 14 de maio de 2024 20:05

Nesta terça-feira (14), o Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal (DSAP) por meio do Centro de Assistência Psicológica e Social (CAPS) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou o I Seminário em Saúde Mental sob o tema “Sua Saúde Mental Importa”, no Auditório do Colégio Militar Tiradentes, situado no setor Policial Sul em Brasília.

O evento teve como objetivo principal disseminar informações sobre saúde mental para instruir os gestores nas atividades preventivas e promocionais em saúde psicossocial junto aos seus subordinados.

Ao declarar aberto o seminário, a Comandante-Geral da PMDF, Ana Paula Barros Habka, saudou todas as autoridades presentes e expressou gratidão pelo apoio dos organizadores do evento, além de parabenizá-los pela iniciativa.

“Hoje, celebramos não apenas os 215 anos da PMDF, mas também damos as boas-vindas a todos neste Seminário dedicado à Saúde Mental de nossos policiais militares”, afirmou a comandante. “É momento de união e aprendizado essencial para todos nós que compartilhamos o compromisso de cuidar daqueles que dedicam suas vidas à segurança de nossa sociedade.”

A comandante destacou a importância da saúde mental, muitas vezes negligenciada, para a eficácia e o bem-estar dos policiais, ressaltando os desafios psicológicos diários enfrentados pelos profissionais da área. “Reconhecer e abordar essas questões não é apenas uma questão de cuidado, mas uma necessidade imperativa para manter a integridade e a eficiência de nossa força policial”, acrescentou.

O objetivo do seminário, segundo a Comandante-Geral, é duplo: promover um entendimento mais profundo sobre as complexidades da saúde mental no contexto militar e fortalecer as redes de apoio, compartilhando melhores práticas e desenvolvendo estratégias para melhorar o bem-estar dos policiais militares.

Durante o evento, foram abordados temas como “Promover Saúde e Prevenir Doenças e o Suicídio – Como fazer isto objetivamente?” pelo Palestrante Dr. Antônio Geraldo da Silva, médico psiquiatra e Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, e “Impacto do uso de álcool na vida profissional e familiar: Mitos e verdades” pela Palestrante Dra. Maria Dilma Teodoro, médica psiquiatra e professora da Faculdade de Medicina da UnB. Além disso, houve a palestra “Desmistificando o Tratamento Psiquiátrico”, ministrada pela Dra. Elaine Bida, médica psiquiatra da SESDF, e uma mesa redonda sobre “Saúde Mental na Segurança Pública: Desafios e Soluções”, mediada pelo coronel Waldeci Ramalho, com a participação de todos os palestrantes e convidados especiais.

O evento também contou com a presença do Secretário Executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury, do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Coronel Sandro Gomes Santos da Silva, do Subcomandante-Geral da PMDF, coronel Fabrício Boechat de Camargos, do Chefe do Departamento de Logística e Finanças, coronel Herbert de Almeida Jardim, e do chefe do Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal, Waldeci Ramalho, além de outras autoridades militares e civis.

PMDF: MUITO MAIS QUE SEGURANÇA