Major da PMDF conclui duplo doutorado no Brasil (UnB) e Espanha (UPV) e recebe menção “Cum Laude” de excelência de tese

Data: 8 de maio de 2024 13:05

No último dia 26 de abril de 2024, o Major Fagner de Oliveira Dias, policial militar da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), alcançou um marco significativo em sua trajetória acadêmica e profissional. Defendendo sua tese de doutorado intitulada “Razão e Emoção na Polícia Militar: O papel do Clima Emocional nas Práticas de Recursos Humanos sob a Perspectiva da Lógica Institucional”, o Major Fagner obteve avaliação máxima de “Excelente”, sendo agraciado com a prestigiosa menção “Cum Laude” de tese.

Sua jornada acadêmica foi marcada por uma busca incessante pelo conhecimento, ao ser aprovado para realizar o doutorado cotutela, ou seja, realizar dois doutorados simultâneos com uma única defesa de tese, culminando na obtenção do título de Doutor em Administração pela renomada Universidade de Brasília (UnB) e o PhD em Business Management and Administration pela prestigiosa Universitat Politècnica de València (UPV) na Espanha.

A pesquisa realizada pelo Major, sob o apoio do Estado Maior e do Departamento de Ensino e Cultura da PMDF, destaca-se pela sua relevância e qualidade científica. Ao investigar o papel do clima emocional nas práticas de recursos humanos da instituição sob a perspectiva da lógica institucional, o Major demonstrou um profundo compromisso com a compreensão de fatores que influência na estratégia e comportamento organizacional, aprimorando também aspectos relacionados à gestão de pessoas na corporação. O Major também vem atuando nos estudos sobre Economia do Crime e Avaliação de Políticas de Segurança Pública.

Atualmente, o Major Fagner de Oliveira Dias está lotado no Batalhão de Policiamento Escolar como Chefe da Divisão de Programas Sociais Escolares, que abrange os Colégios Cívico-Militares e o PROERD. Também onde exerce um papel fundamental na docência dos cursos de formação da PMDF. Sua atuação abrange desde o Curso de Formação de Oficiais até a Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior, além de orientações de trabalhos de conclusão de curso.

Ao refletir sobre o alcance de sua pesquisa e formação acadêmica, o Major Fagner destaca a importância de sua pesquisa no ambiente acadêmico e na contribuição não apenas para sua vida pessoal, mas também para a PMDF e para o Distrito Federal, uma vez que o instrumento psicométrico criado por ele em sua tese tem a capacidade de captar possíveis aspectos culturais da organização que influenciam em suas atitudes e que tem forte influência do clima emocional. Suas palavras ressaltam o potencial transformador do conhecimento aplicado, visando aprimorar os serviços públicos e promover uma abordagem mais moderna e humanizada no atendimento e na qualidade de vida dos policial Militar e comunidade. Finalizou

A PMDF estimula seus servidores a aprimorarem suas habilidades e a gerarem conhecimento científico de alto nível enquanto desempenham suas responsabilidades profissionais de forma correlata.

PMDF – Muito mais que segurança