Passagem de Comando no 5° BPM da PMDF Marca Novo Capítulo na Segurança Pública

Data: 9 de julho de 2024 19:07

Nesta terça-feira (9), o Auditório do Colégio Militar Tiradentes (CMT) foi cenário de um evento significativo para a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A solenidade de Passagem de Comando do 5° Batalhão de Polícia Militar (BPM) oficializou a transição de liderança na unidade, com o Tenente-Coronel Sérgio Carrera de Albuquerque Melo Neto assumindo como novo comandante.

O evento, repleto de simbolismo e protocolos militares, destacou a tradição e o compromisso da PMDF com a segurança pública. O comandante substituído, Major Rafael Delatores Gaspar de Carvalho, foi elogiado por suas notáveis contribuições durante sua gestão, especialmente na manutenção da ordem e segurança na região do Lago Sul e no Setor de Embaixadas Norte e Sul. Conhecido como Batalhão Rio Branco, o 5° BPM é especializado em segurança e assistência a Missões Diplomáticas, Repartições Consulares e Organismos Internacionais em Brasília.

A Comandante-Geral da PMDF, Coronel Ana Paula Barros Habka, agradeceu a presença dos convidados e enalteceu a condução brilhante e ética do Major Delatorres. Em seu discurso, desejou sucesso ao Tenente-Coronel Sérgio Carrera de Albuquerque Melo Neto, destacando-o como um oficial ético e leal, preparado para liderar a tropa com sabedoria e proteger a população do 5° BPM.

“Acredito na preparação para um novo futuro para você na sua carreira, Delatorres. Então eu só tenho que agradecer por tudo que você fez durante esses três anos e vinte e quatro dias a frente do comando dessa Unidade. Então tenha uma excelente nova jornada á frente do Batalhão de Choque. A você, Carreira Saiba que o comando tem total confiança na sua missão agora, daqui para a frente.  Você foi escolhido, não foi à toa.  E a gente acredita muito na sua capacidade que você continue servindo, mas servindo pensando na tropa, servindo com razão, mas além de tudo, com muito amor com muita humanidade e com muita atenção a todos. ” Frisou a coronel.

A presença expressiva de autoridades civis, veteranos, militares e familiares enriqueceu o evento, demonstrando o apoio e reconhecimento da comunidade à instituição. A Passagem de Comando reforça o compromisso contínuo da PMDF com a segurança pública e o bem-estar da sociedade.

Sob a nova liderança do Tenente-Coronel Sérgio Carrera de Albuquerque Melo Neto, o 5° BPM segue firme em sua missão de servir e proteger a comunidade do Lago Sul e suas adjacências. A solenidade não apenas marcou uma transição de comando, mas também reafirmou o compromisso da PMDF em garantir a segurança e a tranquilidade da população.

O evento de hoje simboliza um novo capítulo para o 5° BPM, reiterando a dedicação e o profissionalismo da Polícia Militar do Distrito Federal em sua nobre missão de proteger e servir a sociedade.

PMDF – Muito mais que segurança