Perfil do Comandante-Geral

Cel. QOPM Ana Paula Barros Habka

Perfil da Comandante-Geral da PMDF: Coronel Ana Paula Barros Habka

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) está sob a liderança da Excelentíssima Senhora Coronel Ana Paula Barros Habka desde 09 de janeiro de 2024, marcando mais um momento histórico, sendo a segunda mulher a assumir o Comando Geral dessa prestigiada Corporação.

Nascida em Recife/PE, em 20 de maio de 1974 e criada em Brasília/DF, a Coronel Ana Paula é filha do saudoso Coronel Ronaldo Chagas Silva, uma figura de destaque na Corporação, e da senhora Tércia. É casada com Alberto e mãe de Ana Clara. Sua trajetória na PMDF inicia em 1994, quando ingressou na Corporação.

Ao longo de sua carreira, a Comandante sempre se destacou nas mais diversas áreas em que atuou. Sua jornada incluiu cargos como Subcomandante-Geral da Corporação, Chefe do Estado Maior, Chefe do Departamento de Gestão de Pessoal, comando 7º Batalhão e também atuou como Chefe de Segurança da Vice-Governadoria da Casa Militar do DF.

No meio acadêmico, é licenciada em Educação Física e bacharel em Direito. A nova Comandante-Geral também acumula experiência em cursos operacionais de destaque, incluindo Cinotecnia, realizado pelo Batalhão de Operações Especiais, treinamento em Repressão às Drogas e, em Segurança de Autoridades.

Diante do desafio de liderar uma das mais respeitadas instituições de segurança pública do país, as metas da Coronel Ana Paula são claras: pautar seu comando na tecnicidade e no zelo pela tropa, promovendo um ambiente de trabalho eficiente e seguro para todos os membros da PMDF.

Com um compromisso inabalável com a segurança e o bem-estar dos colegas de farda, a Comandante segue determinada em sua missão de liderar a Polícia Militar do Distrito Federal.

Pesquise o que está procurando no
PORTAL INSTITUCIONAL DA PMDF