PMDF acredita na educação e forma mais duas turmas do Proerd

Autor: 

Data: 4 de julho de 2024 15:07

Nesta segunda-feira, a Polícia Militar do Distrito Federal por meio do Batalhão de Policiamento Escolar (BPESC) formou mais duas turmas com total de 37 alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) no Colégio Projeção em Sobradinho.

O programa visa orientar alunos de escolas públicas e privadas a adotarem comportamentos seguros e saudáveis, além de desenvolver habilidades socioemocionais. A turma contou com alunos na faixa etária de 10/11 anos, aplicando currículos específicos para as séries iniciais do 5º ano. Os alunos aprenderam sobre diversos temas dentre eles os malefícios do uso de drogas e bebidas alcoólicas.


Aprenderam ainda, a desenvolver estratégias e habilidades para a tomada de decisão segura e responsável. Além disso, o currículo possui lições específicas sobre “Bullying” e “Conversa em Família”, envolvendo os pais no aprendizado do aluno.

Breve Histórico do Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, foi criado na cidade de Los Angeles em 1983 como uma nova alternativa na luta contra as drogas, pois somente a atividade repressiva não estava sendo eficaz.

O Proerd é um programa preventivo de cunho educacional que tem por objetivo reforçar os Direitos e Responsabilidades dos alunos, reforçar o respeito entre os colegas em um aprendizado cooperativo visando atender a necessidade dos alunos de pertencer a um grupo, ter atenção de seus colegas, pais e professores e dar essa mesma atenção, mostrando lições de cidadania. Aprendem os efeitos danosos das diversas drogas no funcionamento do corpo humano e a considerar todas as consequências dos seus usos tendo assim uma nova concepção sobre o assunto.

O Proerd mostra aos alunos que há várias alternativas positivas para evitar que o ócio ou as más companhias os influenciem nas suas decisões.

Atualmente, mais de 24 países aplicam o programa sob os mais variados nomes, todos baseados no modelo norte-americano e utilizando material didático adaptado às suas realidades.

Seu núcleo de coordenação tem por objetivo, orientar e auxiliar todos os instrutores para que sempre haja o aprimoramento didático e pessoal, objetivando o melhor para o aluno Proerd.  É a cooperação entre a POLÍCIA MILITAR, a ESCOLA e a FAMÍLIA, todos com o papel de educar, de forma diferenciada, mas neste caso com um importante objetivo: manter nossas crianças longe das drogas e da violência.

Centro de Comunicação Social da PMDF

PMDF – Muito mais que segurança

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Telegram
X
Facebook

Outras Notícias

28 passagens: foragida da Justiça com extensa ficha criminal é presa pela PMDF em Taguatinga

Ocorrência na Cidade Estrutural resulta em apreensão de drogas e munições

Celular Roubado é Recuperado em Loja de Assistência Técnica na Cidade Estrutural

Chamamento Público para Insituições qualificadas como Organização Social dirigidas ao Hospital da Polícia Militar do Distrito Federal

PMDF Marca Presença no Capital Moto Week 2024

Pesquise o que está procurando no
PORTAL INSTITUCIONAL DA PMDF