PMDF ao lado do TJDFT e outras forças de segurança cria projeto que estimula mulheres a registrar violência doméstica

Autor:
Data: 7 de dezembro de 2023 15:12

O projeto, criado em janeiro, é realizado em parceria com o 25º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal – PMDF, a 11ª Delegacia de Polícia, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher I (DEAM I), a Secretaria da Mulher do Distrito Federal e a Secretaria de Segurança Pública do DF, desenvolve, desde janeiro deste ano, o projeto-piloto Busca Ativa Sistema de Justiça. 

A iniciativa, que engloba as regiões do Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Park Way e Vargem Bonita, visa identificar e acompanhar mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

O fluxo do projeto consiste em fazer uma triagem dos Relatórios de Atendimento Policiais (RAPs), pela PMDF. Em seguida, o caso é encaminhado para o Juizado de Violência Doméstica, onde é feita uma busca no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). Uma vez atualizado o banco de dados, é feito o envio dos casos para a busca ativa das vítimas pelas instituições parceiras da segurança pública.

A partir desse momento, as equipes da DEAM 1, da 11ª DP ou do 25º BPM entram em contato com a mulher por telefone e/ou fazem uma visita domiciliar. Essa mulher passa a ser acompanhada e encaminhada para as instituições da rede de proteção que podem auxiliar no seu caso.

De acordo com o Juiz Ben-Hur Viza, titular do Juizado do Núcleo Bandeirante, a falta de registro impossibilita que medidas de proteção e prevenção de novas violências sejam aplicadas e a vítima segue em perigo de vida. “Já é um índice conhecido que cerca de 70% das vítimas de feminicídio no Distrito Federal nunca haviam registrado ocorrência contra o autor do crime”, informa o Juiz. 

As atuações da PMDF, do TJDFT e da PCDF, somam esforços para reduzir e evitar crimes graves e desfechos familiares desastrosos, a atuação preventiva têm tido excelentes resultados, com o aumento dos atendimentos preventivos, a situações de ocorrência policiais tiveram uma grande redução no ano de 2023.

 

Um exemplo desses resultados é o comparativo dos anos de 2021 a 2023 na área do 25º BPM, que teve uma redução em mais de 70% nos chamados de Violência Doméstica e Familiar, o que vai na contramão dos casos no país.

Entre janeiro e novembro deste ano, 80 mulheres foram encaminhadas e estão em atendimento pela iniciativa. A Delegada-Chefe da DEAM 1, Ana Carolina Litran, explica que uma das formas de aproximação dessa mulher é por meio do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NUIAM), projeto institucional da polícia civil que tem como objetivo oferecer atendimento multidisciplinar paralelo ao registro da ocorrência. “São feitos acordos de cooperação com instituições públicas e privadas, como universidades, que tenham interesse em prestar esse tipo de atendimento na delegacia. Assim, as mulheres recebem acompanhamento jurídico, encaminhamento psicológico e psicossocial, entre outros”.

Na visão do Major Jairo Pereira dos Santos, Comandante do 25º BPM, a sensibilização dos policiais foi fundamental para que os integrantes do batalhão pudessem entender e perceber os sinais de violência doméstica e realizar um atendimento eficiente e humanizado. Além disso, segundo o Major, “a proximidade do Batalhão com o Juizado propiciou a celeridade no encaminhamento de mandados de prisão, entre outras medidas de proteção, que salvaram vidas, ao longo dos últimos oito meses”.  

Coordenam o Busca Ativa o Juiz Ben-Hur Viza, o Major Jairo dos Santos, a Delegada-Chefe da DEAM I, Ana Carolina Litran; a Tenente-Coronel da PMDF, Renata Neves Cardoso; e o Delegado-Chefe da 11ª DP, Rafael Ferreira Bernardino. Em outubro, o projeto foi apresentado no Encontro Nacional de Administração da Justiça (EnaJus), apoiado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O TJDFT lembra que você não está sozinha. Ligue 180; 190, em caso de emergência; ou 197 – opção 3 e denuncie

Texto encaminhado por Ten. S Dantas

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Telegram
X
Facebook

Outras Notícias

PMDF prende Indivíduo por Tráfico Interestadual de Animais Silvestres

PMDF Prende Três Traficantes em Samambaia

PMDF Apreende 19 Porções de Maconha com Traficante em Ceilândia

Polícia Militar apreende menor reincidente em flagrante por furto na Asa Sul

PMDF apreende adolescente flagrado com arma de fogo em Ceilândia

Pesquise o que está procurando no
PORTAL INSTITUCIONAL DA PMDF