PMDF Apresenta Documentário sobre o Batalhão de ROTAM

Data: 26 de junho de 2024 18:06

Nesta quarta-feira (26), a Polícia Militar do Distrito Federal realizou o lançamento do documentário “Rotam Reservado aos Heróis”, no Estacionamento do Cine Brasília, na Asa Sul. O vídeo revela o dia a dia e os bastidores do Batalhão de ROTAM, proporcionando ao público uma visão inédita das operações e desafios enfrentados pelos “rotamzeiros”.

A produção, realizada pelo Centro de Comunicação Social (CCS), retrata a história do Batalhão de ROTAM, desde sua origem, evolução e consolidação como uma unidade de patrulhamento tático. O documentário destaca os valores, símbolos e rituais alicerçados na doutrina respeitada da ROTAM, enriquecido por depoimentos de integrantes e ex-integrantes da unidade.

Durante o lançamento, a Comandante-Geral da PMDF, Coronel Ana Paula Barros Habka, parabenizou a produção realizada pelo CCS e ressaltou a importância e o legado do Batalhão de ROTAM. “Este documentário é uma homenagem justa aos nossos heróis do Batalhão de ROTAM, que diariamente demonstram coragem, dedicação e profissionalismo na proteção da nossa sociedade. A história deles é a história de um compromisso inabalável com a segurança pública”, afirmou a Coronel Habka.

A sessão contou com a presença de diversas autoridades militares e civis, incluindo o Subcomandante-Geral, Coronel Fabrício Boechat de Camargos, além de veteranos e familiares dos policiais. O evento foi encerrado com uma oração entoada por cada policial do Batalhão, um ritual que simboliza a preparação e a dedicação antes de sair às ruas para proteger a sociedade.

Breve Histórico da Unidade

No início de 2004, a PMDF, sob a determinação do então Comandante-Geral, Coronel Renato Fernandes de Azevedo, idealizou a criação de pelotões de patrulhamento para o Comando de Policiamento Regional Metropolitano (CPRM) e o Comando de Policiamento Regional Oeste (CPRO). Apesar de já realizar o patrulhamento tático desde 2004, somente em 2 de maio de 2005, através da portaria PMDF nº 454, foi formalizada a denominação Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas – ROTAM.

Nesta mesma data, a Portaria PMDF nº 455 criou o uniforme tático com a identidade visual do camuflado urbano, utilizado tanto nas viaturas quanto pelos policiais da ROTAM. Em 2006, foi realizado o primeiro Curso Operacional de ROTAM (COR), formando os primeiros “rotamzeiros” da PMDF, marcando o início das operações em todo o Distrito Federal.

Em 2007, os Tenentes da ROTAM promoveram treinamentos conjuntos para uniformizar procedimentos e comportamentos, embrião do curso operacional que consolidaria a doutrina da unidade. Em 2008, o Coronel Luiz Henrique Fonseca Teixeira unificou os efetivos de ROTAM sob o Comando de Policiamento, instalando a sede na região do 4° BPM, no Guará, com o Major Paulo Henrique Tenório como primeiro comandante.

Atualmente, o Batalhão de ROTAM está subordinado ao Comando de Policiamento de Missões Especiais do Departamento de Operações da PMDF. A unidade continua aperfeiçoando a formação de seus integrantes, com o Curso Operacional de ROTAM já em sua décima primeira edição, e mantém índices notáveis de prisões de criminosos e apreensões de drogas e armas de fogo, comprovando a eficácia de suas técnicas e procedimentos em sua consolidada doutrina de patrulhamento tático.

PMDF – Muito mais que segurança