PMDF celebra a formatura do XXII Curso de Policiamento Ambiental

Data: 12 de abril de 2024 12:04

Nesta sexta-feira (12), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) celebrou com grande emoção a conclusão do XXII Curso de Policiamento Ambiental (CPA/2024) em uma solenidade realizada no pátio de formaturas do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA), localizado na Candangolândia/DF.

O curso, que teve início em 28 de fevereiro, contou com a participação de 36 alunos provenientes de diversas unidades da PMDF, incluindo 2 policiais oriundos do Acre e 2 de Tocantins. Ao longo de 300 horas/aula, os participantes foram capacitados não apenas para atuar no policiamento ambiental, mas também para adquirir conhecimento abrangente sobre questões cruciais relacionadas ao meio ambiente, cultura e sustentabilidade.

Durante o curso, os instrutores abordaram uma vasta gama de tópicos, desde o impacto do crescimento populacional até a inclusão social, sustentabilidade e preservação do patrimônio natural e cultural. Os alunos foram treinados em operações de policiamento e fiscalização ambiental, aprendendo técnicas para proteger a fauna, flora e recursos hídricos, realizar resgates e manejar animais silvestres em situação de risco, além de lidar com ofídios e animais peçonhentos.

O Tenente-coronel Nelson Pires Filho, Comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal, expressou sua gratidão às autoridades militares e aos convidados presentes, desejando sucesso aos alunos e ressaltando a importância da especialização para a segurança do Distrito Federal.

Os melhores desempenhos do curso foram alcançados pelos Soldados João Felipe Ferreira Zeidan, Ariadne de Lima Lucas e o Cabo Eduardo Victor de Moraes Freitas, conquistando o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Dentre autoridades militares e civis o Chefe do Estado Maior da PMDF, Marcus Vinícius da Silva Antunes, também marcou presença na solenidade, parabenizando os alunos pela conclusão do curso e destacando a relevância do trabalho realizado pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental.

Essa iniciativa reafirma o compromisso da PMDF em formar profissionais capacitados para enfrentar os desafios ambientais, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente e o cumprimento de responsabilidades sociais.

PMDF – Muito mais que segurança