PMDF forma novos Instrutores de Pilotagem Policial em cerimônia emocionante

Data: 5 de junho de 2024 18:06

Na tarde desta quarta-feira (5), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou a solenidade de formatura de encerramento do Curso de Instrutor de Pilotagem Policial (CIPP) 2024, Nível Misto. O evento ocorreu no auditório do Colégio Militar Tiradentes e marcou o fim de um período intenso de aprendizado e prática, que se estendeu de 3 de maio a 5 de junho de 2024. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e familiares dos formandos.

Ao todo, 16 alunos concluíram o curso, incluindo integrantes da Polícias Militares de Minas Gerias e Santa Catarina, um policial da Polícia Legislativa Federal, um do Ministério Público Federal e um investigador da Polícia Civil do Estado do Mato Grosso. Durante o curso, os formandos tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em diversas áreas essenciais para a pilotagem policial, como Legislação de Trânsito, Noções de Mecânica, Teoria de Pilotagem Policial, Técnicas de Frenagem, Escolta e Comboio, com práticas realizadas tanto em ambientes urbanos quanto rurais.

A cerimônia foi marcada por momentos de emoção e reconhecimento. O Coronel Cristiano Curado Guedes, Chefe da Diretoria de Especialização e Aperfeiçoamento (DEA), realizou a leitura da ordem do dia, na qual enfatizou a importância do curso para a corporação. “Este curso é essencial para a nossa instituição, pois prepara nossos policiais para serem multiplicadores de conhecimento, contribuindo para a difusão de técnicas de pilotagem e assegurando a segurança e eficiência em nossas operações,” destacou o Coronel Guedes.

Em seu discurso, o Subcomandante-Geral da PMDF, Coronel Fabrício Boechat de Camargos, agradeceu os relevantes trabalhos desempenhados pelos policiais que compõem o CTEsp na missão de treinar e especializar os integrantes da Corporação. “Fica aqui meu cumprimento mais do que especial aos instrutores e também agora aos novos instrutores formandos aqui hoje.” E continuou: “Ensinem os colegas de trabalho, multipliquem esses conhecimentos, eduquem os colegas de trabalho para utilizarem de forma correta o equipamento, e o principal, que todos possam salvar vidas de nossos colegas de farda e também da sociedade.” Finalizou.

Um fato que marcou o CIPP 2024 foi a formatura da soldado Thalyta. Ela é a primeira policial militar feminina a se formar como Instrutora de Pilotagem Policial. A senhora Nara, mãe da soldado Thalyta, teve a honra de entregar o certificado de conclusão do curso à filha.

Os primeiros colocados no curso foram destacados durante a solenidade, recebendo elogios e congratulações pelo desempenho excepcional. O 1º Sargento Sérgio Pereira da Silva, o 3º Sargento Denis Pereira de Carvalho e o 2º Tenente Victor Hugo M. de Carvalho Xavier ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

O curso, realizado no Centro de Treinamento e Especialização (CTEsp) do Departamento de Educação e Cultura, em Taguatinga, ofereceu cinco vagas para instituições policiais convidadas, reforçando a colaboração e integração entre as diferentes forças de segurança do país.

Antes do encerramento, uma homenagem especial foi feita aos instrutores do curso, cujo esforço e dedicação foram fundamentais para o sucesso da formação dos novos instrutores. Em um discurso carregado de emoção, os formandos expressaram sua gratidão aos instrutores, reconhecendo o impacto significativo que tiveram em suas carreiras.

A formatura do CIPP 2024 é um testemunho do compromisso da PMDF com a qualificação de seus membros e a padronização das técnicas de pilotagem, garantindo maior segurança e eficiência nas operações policiais. Através da formação de instrutores qualificados, a corporação fortalece seu papel de protetora da sociedade, preparada para enfrentar os desafios do cotidiano com profissionalismo e competência.

PMDF – Muito mais que segurança