PMDF participa do II Encontro Nacional de Segurança Pública e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

Data: 22 de março de 2024 08:03

Na manhã desta segunda-feira (18), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) marcou presença na solenidade de abertura do II Encontro Nacional de Segurança Pública e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com o Ministério das Mulheres. O evento, realizado nos dias 18 e 19 de março de 2024, ocorre no auditório Tancredo Neves, no Palácio da Justiça, em Brasília, reunindo representantes de diversos órgãos e instituições para debater questões cruciais relacionadas à segurança das mulheres.

Com um enfoque amplo e abrangente, o encontro visa discutir políticas públicas urgentes diante dos alarmantes indicadores de violência de gênero demonstrados por pesquisas recentes. Além disso, aborda questões como o combate à violência de gênero em âmbitos local e global, a especialização dos agentes de segurança no atendimento às vítimas e os desafios para a integração neste atendimento, considerando marcadores sociais como etnia e condição socioeconômica.

Durante os dois dias de realização, o evento conta com três painéis de discussão, abordando política de enfrentamento da violência contra a mulher, informações e pesquisas sobre a violência contra mulheres e meninas, e mecanismos de prevenção à violência contra as mulheres.

O encontro também conta com a participação de representantes das Polícias Militares, Civis, Corpos de Bombeiros Militares e perícias oficiais de todo o Brasil, bem como Guardas Civis Municipais, que compartilharão experiências e ações já desenvolvidas por municípios e estados no enfrentamento à violência contra a mulher. Essa troca de conhecimento e experiências é fundamental para o aprimoramento das estratégias e políticas de segurança pública voltadas para a proteção das mulheres em todo o país.

Para a Comandante-Geral da PMDF, Coronel Ana Paula Barros Habka, a participação da Polícia Militar do Distrito Federal no II Encontro Nacional de Segurança Pública e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher reflete o compromisso com a sociedade em promover ações efetivas para garantir a proteção e o respeito às mulheres. “Estamos empenhados em contribuir ativamente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, completou a coronel.

A PMDF se orgulha de fazer parte desse importante encontro e reitera seu compromisso em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres.

PMDF – Muito mais que segurança