PMDF, por meio do Batalhão Escolar, realizou operações para garantir a segurança nas escolas do DF

Autor: 

Data: 5 de abril de 2024 09:04

Na manhã desta quinta-feira (4), o Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc) realizou oito operações junto a algumas escolas do Distrito Federal. Dentre as ações policiais, destacaram-se a Operação Varredura, que consiste em ações policiais com o apoio do BPCães no interior das escolas, e a Operação Bloqueio Escolar, que consiste na intensificação de ações policiais no perímetro externo das escolas.

Durante estas ações, são realizadas abordagens a pessoas em atitudes suspeitas ou que estejam incidindo em condutas delituosas em praças, quadras esportivas e bares localizados nas imediações das escolas.

As operações resultaram em apreensões de facas, estiletes, tesouras com pontas agudas, bebidas alcoólicas, cigarros eletrônicos e entorpecentes. Também resultaram na condução de seis pessoas à delegacia de polícia por motivos diversos, incluindo menores de idade e adultos. Cerca de 1.200 membros da comunidade escolar, entre alunos, diretores, professores, funcionários e pais, foram beneficiados direta e indiretamente com as ações realizadas.

O Batalhão de Policiamento Escolar destaca que desde março de 2024 vem deflagrando a Operação Escola Segura, que consiste em ações policiais escolares orientadas por estatística e análise criminal. O objetivo dessas ações é garantir a paz e ordem pública nos espaços escolares por meio de ações comunitárias, preventivas e repressivas à criminalidade, proporcionando um ambiente saudável e propício ao desenvolvimento das atividades pedagógicas.

Ressalta-se que, em 2024, o BPEsc atendeu 487 ocorrências policiais, resultando na apreensão de cinco simulacros, recuperação de nove veículos, apreensão de 40 facas, recuperação de cinco aparelhos telefônicos móveis, 47 detenções, apreensão de 27 menores, 84 conduções à delegacia, cerca de 1,5 kg de entorpecentes apreendidos e 1.290 abordagens realizadas. Desde a volta às aulas, foram realizadas cerca de 5.800 ações preventivas, que consistem em contato direto e diário dos policiais com os membros da comunidade escolar.

Ao longo de 2023, o Batalhão de Policiamento Escolar realizou 2.094 atendimentos de ocorrências policiais, 53 ações comunitárias, 28.520 ações preventivas que consistem na Operação Volta às Aulas, palestras e estandes, visitas preventivas, visitas técnicas e apoio em festas escolares; além de 170 operações ostensivas e repressivas à criminalidade escolar.

Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF- Muito mais que segurança

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Telegram
X
Facebook

Outras Notícias

Seletiva de Jiu Jitsu Define Representantes da PMDF para a OLINCESP 2024

PMDF apreende jovem traficando na Ceilândia

PMDF prende traficante durante Operação 5º Mandamento na Estrutural

Homem é Preso por Porte Ilegal de Arma e Disparos em Vila Madureira

Homem é Preso por Porte Ilegal de Arma e Ameaça à Esposa em Samambaia Sul

Pesquise o que está procurando no
PORTAL INSTITUCIONAL DA PMDF