PMDF realiza aula Inaugural do I Curso de Altos Estudos para Praças – CAEP I 2024

Data: 22 de março de 2024 09:03

Nesta segunda-feira (18), o auditório do Colégio Militar Tiradentes da PMDF em Brasília foi palco da aula inaugural do I Curso de Altos Estudos para Praças – CAEP I 2024. Com um total de 400 primeiros-sargentos matriculados, sendo 36 policiais femininas, a cerimônia teve como objetivo marcar o início das atividades letivas deste importante curso. Esses policiais, que acumulam em média mais de 23 anos de serviços prestados à população do Distrito Federal, estão lotados nas mais diversas Unidades da Corporação, desempenhando atividades operacionais e administrativas fundamentais para a segurança da comunidade.

O CAEP tem como objetivo principal atualizar e ampliar os conhecimentos dos primeiros-sargentos, fornecendo os subsídios indispensáveis para o exercício inerente à graduação de Subtenente. Com uma abordagem abrangente e focada nas demandas contemporâneas da segurança pública, o curso abrange disciplinas essenciais para a formação e capacitação desses profissionais.

O 1º Curso de Altos Estudos Para Praças (CAEP I) 2024 na Plataforma EAD – Modalidade semipresencial será realizado nas dependências do Centro de Altos Estudos e Aperfeiçoamento da PMDF (CAEAp) em Taguatinga, com previsão de término no dia 28 de maio.

Entre as disciplinas oferecidas, destacam-se: Termo Circunstanciado de Ocorrência; Policiamento Ostensivo Orientado ao Problema; Direitos Humanos na Atuação Policial Militar; Atualização em Direito Penal e Processual Militar; Noções de Administração Logística na PMDF, entre outras. Esses temas foram cuidadosamente selecionados para garantir que os participantes adquiram conhecimentos atualizados e relevantes para o exercício de suas funções.

O evento contou com a presença da Comandante-Geral, coronel Ana Paula Barros Habka, do Comandante do Centro de Inteligência, Coronel Waldicharbel, da Comandante do Departamento de Educação e Cultura, coronel Karla Cristian Rodrigues de Menezes, do diretor da Diretoria de Especialização e Aperfeiçoamento, coronel Guedes e do Comandante da Academia de Polícia Militar de Brasília, coronel José Ítalo Soares Tomaz.

O CAEP representa um importante investimento na qualificação dos policiais da PMDF, contribuindo para o aprimoramento contínuo da instituição e para a melhoria dos serviços prestados à comunidade. A expectativa é de que os primeiros-sargentos participantes do curso possam aplicar os conhecimentos adquiridos em suas atividades diárias, contribuindo para a segurança e o bem-estar da população do Distrito Federal.

A PMDF parabeniza todos os participantes do CAEP I 2024 e reitera seu compromisso com a formação e o desenvolvimento de seus quadros, visando sempre oferecer um serviço de excelência à sociedade brasiliense.

PMDF – Muito mais que segurança