PMDF realiza solenidade de encerramento do Curso de Altos Estudos para Praças – CAEP I/2024

Data: 28 de maio de 2024 21:05

Fotos: Millai Farkas

Na tarde desta terça-feira (28), foi realizada a formatura de encerramento do Curso de Altos Estudos para Praças – CAEP I/2024. A solenidade ocorreu no pátio de formaturas da Academia de Polícia Militar de Brasília da PMDF.

O CAEP I/2024 teve início em 18 de março deste ano com a etapa de Educação a Distância, contando com a participação de 386 primeiros-sargentos. Esses graduandos possuem, em média, 21 anos de serviço dedicados à comunidade do Distrito Federal.

Durante o curso, os participantes foram voluntários para doação de sangue no dia do aniversário da Instituição, atendendo ao Hemocentro de Brasília, que enfrentava déficit em seu estoque.

O Curso de Altos Estudos para Praças é um curso técnico-profissional que visa atualizar e ampliar os conhecimentos dos primeiros-sargentos, além de habilitá-los e fornecer-lhes os subsídios indispensáveis para o exercício inerente à graduação de Subtenente.

O curso foi desenvolvido na modalidade semipresencial. A fase de Educação a Distância (EAD) incluiu disciplinas como “Termo Circunstanciado de Ocorrência”, “Direitos Humanos Aplicados à Atuação Policial”, “Atendimento Policial às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar”, “Direito Penal Militar” e “Direito Processual Penal Militar”, entre outras, ministradas através do ambiente virtual de aprendizagem do ISCP/DEC.

Na ocasião, foi entregue a Medalha Duque de Caxias – Mérito Intelectual, uma condecoração concedida pelo Comandante-Geral ao policial militar primeiro colocado no curso. Os primeiros colocados foram os 1º Sargentos Michel da Silva Rodrigues (primeiro lugar), Denis de Sousa Martins (segundo lugar) e Paulo Marcos Vitorino Diniz (terceiro lugar).

A matriz presencial incluiu disciplinas como “Armamento, Munição e Tiro”, “Controle dos Procedimentos de Técnicas de Abordagem”, “Policiamento Ostensivo de Controle de Multidões”, “Atendimento Pré-Hospitalar – Tático”, e “Defesa Pessoal Policial Militar”, entre outras.

A solenidade contou com a presença da comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Habka, do Subcomandante-Geral, coronel Fabrício Boechat de Camargos, do Chefe do Estado-Maior, coronel Marcos Vinícius da Silva Antunes, da chefe do Departamento de Educação e Cultura, coronel Karla Cristian Rodrigues, do diretor da Diretoria de Especialização e Aperfeiçoamento, coronel Cristiano Curado Guedes, além de outros membros do alto comando da corporação, autoridades civis, veteranos, militares e familiares.

A comandante-geral, coronel Ana Paula Habka, agradeceu a presença das autoridades e familiares, desejou saúde e paz aos formandos para que continuem com êxito em suas carreiras, e ressaltou a importância de cada um para a PMDF. Ela enfatizou: “É aperfeiçoando que a gente se protege e protege a sociedade”.

A Vice-Governadora, Celina Leão, cumprimentou os presentes, parabenizou os formandos e expressou sua honra em ser a Vice-Governadora da melhor polícia do Brasil.

A Polícia Militar do Distrito Federal acredita que a capacitação contínua de seus profissionais trará benefícios significativos para a população do Distrito Federal. Com treinamento constante, esses profissionais de segurança pública, recém-habilitados e altamente motivados, estão cada vez mais preparados para oferecer um serviço público de excelência.