PMDF Reforça Capacidades com Aquisição de Óculos de Visão Noturna de Alta Tecnologia

Data: 29 de maio de 2024 14:05

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) deu um passo significativo para reforçar suas capacidades operacionais com a aquisição de seis óculos de visão noturna de última geração. No dia 21 de maio de 2024, os novos equipamentos, modelo AN/AVS-9 da marca ASU, foram oficialmente recebidos pelo Batalhão de Aviação Operacional (BAVOP) da PMDF, localizado no Guará II.

Esses óculos de visão noturna representam um avanço tecnológico crucial para a corporação, permitindo operações eficazes em condições de baixa luminosidade ou escuridão total. O modelo AN/AVS-9, de geração III, oferece uma série de funcionalidades que irão melhorar significativamente a capacidade operacional dos policiais militares. Equipados com intensificação de imagem, ampliam a luz disponível, proporcionando visibilidade clara mesmo nas condições mais desafiadoras. Um dos recursos mais notáveis é o iluminador infravermelho integrado, que emite luz invisível ao olho humano, mas detectável pelos óculos, permitindo visão em ambientes totalmente escuros.

A segurança dos usuários também foi uma prioridade no desenvolvimento deste equipamento. As lentes possuem proteção contra laser, bloqueando luzes potencialmente prejudiciais e garantindo a integridade ocular dos pilotos de aeronaves. Além disso, o campo de visão amplo de 50 graus proporciona uma visão periférica extensa, essencial para operações táticas.

Durante a solenidade de retorno dos policiais que participaram da missão no Rio Grande do Sul, realizada em 27 de maio de 2024, a Comandante Geral, Ana Paula Barros Habka, e o Subcomandante Geral, Fabrício Boechat de Camargos, além de destacar o desempenho exemplar da equipe que esteve em missão, tiveram a oportunidade de conhecer os novos óculos de visão noturna. Ambos ficaram impressionados com a qualidade e potencial do material adquirido.

Os profissionais do BAVOP estão em fase final de capacitação para a utilização dos novos equipamentos, assegurando que, em breve, a PMDF estará totalmente preparada para enfrentar desafios em operações noturnas com eficácia e segurança aprimoradas.

Esta aquisição representa um marco na evolução tecnológica da PMDF, reafirmando o compromisso da corporação com a inovação e a excelência no cumprimento de suas missões.