Polícia Ambiental Resgata Pássaros Silvestres Mantidos Ilegalmente em Cativeiro em Ceilândia

Autor:
Data: 29 de maio de 2024 18:05

Na tarde do dia 29 de maio de 2024, uma operação do Grupo Tático Ambiental (GTA) do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) resultou na apreensão de três pássaros silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro na região administrativa de Ceilândia/DF. A ação ocorreu após uma denúncia recebida pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), alertando sobre a prática de crimes contra a fauna na localidade.

Ao chegar à residência indicada, a equipe do GTA encontrou dois papa-capins (Sporophila nigricollis) e um trinca-ferro (Saltator similis), todos sendo criados de forma irregular. A manutenção de animais silvestres em cativeiro sem a devida autorização constitui crime ambiental, conforme previsto no artigo 29, inciso III, da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).

O responsável pelos pássaros foi autuado e um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi confeccionado pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Os animais apreendidos serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde receberão os cuidados necessários antes de serem devolvidos à natureza.

A ação reforça o compromisso da Polícia Militar Ambiental em proteger a fauna silvestre e combater crimes ambientais, garantindo a preservação da biodiversidade e o cumprimento das leis ambientais.

Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF: MUITO MAIS QUE SEGURANÇA

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Telegram
X
Facebook

Outras Notícias

Polícia Militar salva vítima de sequestro relâmpago no Lago Sul

Celebração do 38º Aniversário da Academia de Polícia Militar de Brasília

Polícia Militar recupera veículo roubado e prende dois suspeitos no Riacho Fundo II

PMDF Realiza Operação Summa VI no Guará para Redução de Crimes

Procurado por homicídio em lanchonete é preso em Taguatinga

Pesquise o que está procurando no
PORTAL INSTITUCIONAL DA PMDF