Polícia Militar do Distrito Federal conta um pouco sobre o legado do Coronel Azevedo: 27 anos da Faixa de Pedestre

Autor:
Data: 29 de março de 2024 07:03

O Coronel RENATO FERNANDES DE AZEVEDO foi o responsável pela criação da lei das faixas de pedestre em Brasília, que se tornou referência em todo o país. Em 1º de abril de 1997, a Capital Federal recebeu a primeira faixa de pedestre do país, nas imediações da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, localizada entre a 307e 308 Sul, na Asa Sul.  Esse projeto foi inspirado em modelo existe em países europeus que já aderiam à sinalização para os pedestres e esse modelo se tornou um símbolo de orgulho que rapidamente se espalho em todo o país.

A MAJOR QOPM RR Adriana Deodato Lira na manhã de hoje (28), contou um pouco sobre o legado trazido pelo Coronel enquanto trabalhou com o mesmo sendo sua Ajudante de Ordens: o programa de criação da faixa de pedestre teve início durante a gestão do ex-governador Cristovam Buarque (PT) e tornou-se símbolo do gesto de cidadania entre os brasilienses. Relatou também que o Coronel foi responsável pela criação da Portaria do Serviço Voluntário Gratificado, criação das Rondas Ostensivas Táticas Móveis – ROTAM e que foi o pioneiro na criação da Primeira Portaria da Gestante e Lactante no Brasil. Segundo Adriana, o Comandante tinha muito carinho por e se preocupava muito com sua tropa, trouxe um legado que salvou milhares de vidas e que sem o seu efetivo nada disso teria sido possível. Ele mantinha as portas sempre abertas para atender seus subordinados e se envolvia na busca por uma solução para ajudá-los.

O Coronel Azevedo foi um exemplo de Comandante no cuidado com sua tropa, com uma visão Institucional e voltada para desenvolvimento de programas com abrangência e aproveitamento Nacional, deixando um legado que salva vidas até hoje.

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Telegram
X
Facebook

Outras Notícias

PMDF prende Indivíduo por Tráfico Interestadual de Animais Silvestres

PMDF Prende Três Traficantes em Samambaia

PMDF Apreende 19 Porções de Maconha com Traficante em Ceilândia

Polícia Militar apreende menor reincidente em flagrante por furto na Asa Sul

PMDF apreende adolescente flagrado com arma de fogo em Ceilândia

Pesquise o que está procurando no
PORTAL INSTITUCIONAL DA PMDF