Policiais Militares do DF Retornam de Missão no Rio Grande do Sul com Solenidade de Boas-Vindas

Autor:
Data: 5 de junho de 2024 20:06

Fotos: Kellen/CCS

Nesta quarta-feira (5), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou uma solenidade em frente ao quartel do Comando-Geral da PMDF para marcar o retorno dos policiais militares que participaram de ações humanitárias no estado do Rio Grande do Sul. O evento contou com a presença de diversas autoridades militares, civis e familiares.

Ao todo, 35 policiais militares participaram da missão desde o início do desastre natural. A missão, iniciada no dia 14 de maio, envolveu operações em regiões severamente afetadas por calamidades públicas, como temporais e enchentes. A equipe da PMDF foi composta por integrantes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Patrulhamento Tático Móvel (Patamo), do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Batalhão de Aviação Operacional (BAVOP) e do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), além de dois cães (K9), nove viaturas, duas lanchas e um helicóptero.

“Vocês não imaginam como nos enchem de orgulho”, declarou a vice-governadora Celina Leão durante a solenidade. “Quando víamos as notícias pela televisão, não tínhamos noção do sofrimento da população do Sul. Mas vocês sabiam, porque estavam lá no momento em que o Sul mais precisou. Cumpriram o que o policial deve fazer: salvar e proteger vidas. Vocês enchem o Distrito Federal e o Brasil de orgulho.” Disse Celina Leão.

As operações aéreas foram conduzidas com o objetivo de realizar ações de resgate, entregar mantimentos e principalmente dar apoio à população atingida em áreas remotas, com dificuldades de acesso devido aos desmoronamentos. A experiência dos militares na resolução de situações complexas foi fundamental para a eficácia das operações.

Os policiais do DF chegaram ao Rio Grande do Sul em um momento crítico, em meio a uma grave crise causada por desastres naturais. Durante os 20 dias de atuação, a equipe prestou assistência a vítimas desabrigadas e participou de ações para garantir a segurança da população local. As operações foram realizadas em Porto Alegre, Canoas, Guaíba e Eldorado do Sul.

A atuação incluiu ações humanitárias em áreas carentes, patrulhamento tático, emprego de embarcações nas áreas atingidas, intervenções em áreas de instabilidade, apoio a ações de inteligência e uso de cães para segurança e resgate. Em Porto Alegre, os policiais foram os primeiros a chegar a uma ocorrência na qual criminosos atearam fogo em um ônibus na Avenida Princesa Isabel.

No dia 19 de maio, policiais do BPCães da PMDF realizaram uma operação conjunta com a Brigada Militar do Rio Grande do Sul na área do 1º BPM de Porto Alegre que resultou no combate aos crimes de tráfico de drogas. A operação resultou na apreensão de 720 pinos de cocaína e várias porções de maconha. E na noite de 22 de maio, policiais do Bope da PMDF prenderam um traficante em Canoas, encontrando cinco tabletes de maconha, dois celulares e dinheiro no veículo do suspeito.

O coronel Carlos Eduardo Melo de Souza, chefe da Subchefia do Departamento de Operações (DOP), um dos líderes da equipe, destacou a importância da missão: “Nossos policiais demonstraram coragem e dedicação, prestando auxílio essencial em momentos de grande necessidade. Foi uma honra poder contribuir para a recuperação e a segurança das comunidades afetadas.”

“Ao final da solenidade, a comandante-geral, Coronel Ana Paula Barros Habka, expressou sua satisfação com a missão cumprida pelos policiais: ‘Os heróis de hoje merecem todas as homenagens’, disse ela, cumprimentando especialmente os familiares e convidando-os a se aproximarem da tropa para abraçar ‘esses nossos brilhantes guerreiros que foram nessa missão’. A coronel concluiu com gratidão: ‘Digo aos senhores que não tinha dúvida que cumpririam a missão mesmo diante de várias adversidades. Sou muito grata ao entendimento dos familiares que em nenhum momento duvidaram da capacidade deles. Saibam que somos muito mais que segurança.'” Completou a coronel.

A solenidade de boas-vindas serviu para reconhecer o esforço e o compromisso dos policiais, celebrando o retorno seguro ao Distrito Federal. A presença de autoridades e familiares reforçou o apoio e o respeito a esses profissionais, que arriscam suas vidas para proteger e servir, tanto em sua região quanto em missões de alcance nacional.

Esta operação evidencia a capacidade e a prontidão da PMDF em atuar em situações de emergência, ressaltando a importância da cooperação entre estados para enfrentar crises e proteger a população brasileira.

Centro de Comunicação Social da PMDF

PMDF – Muito mais que segurança

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Telegram
X
Facebook

Outras Notícias

PMDF PROMOVE PALESTRA SOBRE O PCC

Homem é detido após ameaça com arma de fogo em oficina na Estrutural

PMDF apreende grande quantidade de drogas com passageira em ônibus interestadual

Polícia Militar prende suspeito de roubo com restrição de liberdade a entregador dos Correios em Samambaia

Carro elétrico furtado de agência é recuperado por policial militar de folga

Pesquise o que está procurando no
PORTAL INSTITUCIONAL DA PMDF