Publicado Edital do Concurso para Oficiais Policiais Militares

Data: 11 de dezembro de 2023 21:12

Já foi publicado o Edital do concurso público de admissão ao Curso de Formação de Oficiais Policiais Militares da Polícia Militar do Distrito Federal (CFOPM).  Serão oferecidas 50 vagas, sendo 45 para o sexo masculino e 5 para o feminino.  O certame formará cadastro de reserva com mais de 150 aprovados, podendo ser utilizados na validade do certame, de dois anos, podendo dobrar.

O concurso será executado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) em conjunto com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

O candidato também precisa possuir idade entre 18 e 30 anos, no máximo até o último dia de inscrição, em conformidade com as Decisões Nos 4657/2010, 2759/2011 e 2001/2016, do TCDF.

É preciso ainda ter, descalço e descoberto, a altura mínima de 1,65m, para os candidatos do sexo masculino, e 1,60m, para os candidatos do sexo feminino.

Um dos detalhes que chamam a atenção é o fato do Curso de Formação de Oficiais (CFO) ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como curso de graduação em ciências policiais, tendo sido avaliado recentemente com nota máxima (5).

O candidato ao ingressar no CFO receberá, na condição de aluno, uma remuneração de R$ 5,2 mil durante os dois primeiros anos. No terceiro, o valor aumenta para R$ 6 mil, e, após aprovado no estágio probatório, vai para R$ 12,5 mil.

As inscrições iniciam às 8h do dia 18 de dezembro de 2016 e 22h do dia 8 de fevereiro de 2017, com taxa de R$ 88. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 10 de fevereiro de 2017.

É possível requerer a isenção da taxa, que ficará aberta entre os dias 5 de novembro a 9 de dezembro de 2016.

A prova será realizada no dia 12 de março de 2017.

O concurso público constará de 7 etapas:

• Exame de habilidades e conhecimentos, mediante a aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do IADES;
  • Exame de habilidades e conhecimentos, mediante a aplicação de prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do IADES;
  • Testes de aptidão física, de caráter eliminatório, de responsabilidade do IADES;
  • Exames biométricos e avaliação médica, de caráter eliminatório, de responsabilidade do IADES;
  • Avaliação psicológica, de caráter eliminatório, de responsabilidade do IADES;
  • Sindicância da vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório, de responsabilidade da PMDF;
  • Prova de títulos, de caráter classificatório, de responsabilidade do IADES.

As provas e etapas referentes ao concurso público serão aplicadas no Distrito Federal.

Confira edital clicando aqui