Rotam promove Seminário de Patrulhamento Tático

Data: 16 de maio de 2024 14:05

Fotos: Millai Farkas e Kellen

O Batalhão de Policiamento Tático Motorizado (ROTAM) promoveu, nesta quinta-feira (16), no auditório do Colégio Militar Tiradentes, o Seminário de Patrulhamento Tático. O objetivo do seminário foi promover a integração com outras instituições que compõem o sistema de segurança pública e o aprimoramento técnico para atuação no patrulhamento tático.

O Batalhão de Rotam é a unidade responsável por atuar em ocorrências policiais de médio ou grande potencial ofensivo, devido à capacidade técnico-operacional de seus integrantes. A unidade se destaca pelo treinamento e pelo uso de equipamento específico. Por conta desse nível de especialização, a Rotam decidiu promover o seminário e disseminar o conhecimento para agentes das forças de segurança que atuam no patrulhamento tático.

O evento contou com a presença da Comandante-Geral da PMDF, Coronel Ana Paula Habka, do Deputado Federal Alberto Fraga, do Deputado Distrital Roosevelt Vilela, do Secretário Executivo de Segurança Pública, Delegado Alexandre Rabelo Patury, do Chefe do Departamento de Operações, Wesley de Almeida, do Comandante da Rotam, Tenente-Coronel Deroci Barbosa Ximendes, entre outras autoridades civis e militares.

Em seu discurso, a Comandante-Geral enfatizou a relevância do evento no sentido de cumprir o papel da instituição que é cuidar dos integrantes da Corporação no aspecto físico, mental e técnico-profissional. “A minha preocupação, em primeiro lugar, é com os policiais militares. Não conseguiremos fazer uma entrega para a sociedade, não vamos conseguir manter a sociedade segura, se nossos policiais não estiverem seguros em primeiro lugar. O cuidado vem tanto do cuidado físico, do cuidado mental e do cuidado que hoje estamos fazendo que é buscar experiência, treinar e usar nossas habilidades para aquilo que fazemos de melhor, que é servir e proteger”, disse a comandante.

O primeiro palestrante foi o Promotor de Justiça do Estado de Goiás, Dr. Danni Sales, que trouxe o seguinte tema: “Policiamento Especializado nas Sociedades Líquidas”. O Promotor é Filósofo, Mestre em Ciências Criminais e Autor da trilogia: ‘Júri: Persuasão na Tribuna’, ‘Júri: O Tribuno’ e ‘Júri: O Jurado’. Sales se destaca em sua atuação no Tribunal do Júri e no combate à criminalidade.

O segundo palestrante foi o Major da PMDF, Maurício Herbert Silva Rodrigues. O tema foi “Ascensão da Criminalidade no DF – Tendências e Estratégias de Combate”. O major é graduado em Ciências Policiais, possui especialização nas áreas de Patrulhamento Tático e Operações de Choque pela PMDF e PMESP, além de especialização em Operações Especiais com vasta experiência em policiamento tático e missões especiais.

Por último, a palestra foi proferida pelo Capitão Tiago Morato Maciel da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O oficial é integrante das Rondas Ostensivas Tobias de Aguias (Rota), unidade referência no patrulhamento tático em todo o país. O tema abordado pelo Capitão foi “O Emprego da Rota no Combate ao Crime Organizado, Operações Escudo/Verão”.

E finalizando o seminário, tivemos a palestra ministrada pelo Tenente-Coronel Rodrigo, Comandante da Rotam da Polícia Militar do estado de Minas Gerais com um palestra sobre “Doutrina de Rotam e o Enfrentamento à Criminalidade Organizada e Violenta.

O evento contou com a presença de integrantes de unidades táticas das polícias militares do DF, de Goiás e de Minas Gerais, da Polícia Civil, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Penal.