– O que é? 

O PROVID – Policiamento de Prevenção Orientado à Violência Doméstica e Familiar, instituído formalmente pela Lei Distrital nº 6.872, de 24 de junho de 2021, e regulamentado pela Portaria PMDF nº 1.174, de 15 de abril de 2021, consiste em um policiamento orientado ao problema, o qual tem por objetivo o enfrentamento da violência doméstica, por meio de ações de prevenção. Promove a segurança pública e os direitos humanos, realizando intervenções nos núcleos familiares em contexto de violência doméstica, a fim de atender vítimas e agressores. Além disso, trabalha de forma articulada com os demais órgãos que compõem a rede de apoio e enfrentamento à violência doméstica e familiar. 

O PROVID possui três eixos orientadores: 

  1. Ações e campanhas no âmbito da prevenção primária, em especial, ações educativas voltadas para prevenção à violência doméstica e
  2. Ações de prevenção secundária, com foco nas famílias em contexto de violência doméstica e familiar, por meio do policiamento ostensivo e visitas solidárias.
  3. Articulação com os órgãos que compõem a rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar, bem como entidades não-governamentais e sociedade.
– Órgãos ou entidades responsáveis pela prestação do serviço e sua fiscalização

Equipes do Policiamento PROVID existentes nos diversos batalhões da PMDF, coordenadas pelo Centro de Políticas de Segurança Pública – CPSP/PMDF.

– Requisitos, documentos e informações necessárias

Para dar início ao processo de acompanhamento da vítima e/ou do ofensor de violência doméstica, são necessárias as seguintes informações: dados pessoais, endereço e telefone; narrativa dos fatos relativos à violência sofrida/praticada, bem como informações sobre outras pessoas envolvidas no contexto. 

– Formas de acesso ao serviço

Por meio de encaminhamentos dos órgãos que compõem a rede de apoio e enfrentamento à violência doméstica e familiar, de solicitação da vítima ou denúncias anônimas. 

– Atribuições 
  1. Realizar policiamento ostensivo com foco nas famílias em contexto de violência doméstica e familiar;
  2. Realizar visitas domiciliares às famílias em contexto de violência doméstica ou familiar, enquanto perdurarem os fatores de riscos;
  3. Elaborar, em conjunto com as vítimas de violência doméstica, um plano de segurança individual; e
  4. Realizar encaminhamentos, quando necessário, para os demais órgãos da rede de apoio e enfrentamento à violência doméstica e familiar. 
– Prazos de execução do serviço

O prazo de execução é indeterminado, pois cada caso requer um tipo de acolhimento, o que demanda prazos distintos. 

– Modos de prestação do serviço 

Visitas solidárias ao núcleo familiar em contexto de violência doméstica, bem como, quando necessário, encaminhamentos à rede de apoio e notificação dos órgãos do Poder Judiciário. 

– Prioridade e atendimento

Qualquer pessoa em contexto de violência doméstica, independentemente de sexo, orientação sexual, condição física, compreendida por criança, adolescente, mulher, homem, idoso. 

– Quem pode solicitar o acompanhamento do PROVID?

Pessoas em situação de violência doméstica, terceiros que tomem conhecimento das agressões e órgãos da rede de apoio e enfrentamento à violência doméstica, tais como o MPDFT, TJDFT, CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Conselho Tutelar, Delegacia Especializada, Núcleo de Atendimento a Famílias e Autores de Violência Doméstica – NAFAVD, Defensoria Pública, entre outros. 

– Previsão de tempo de espera

Depende da disponibilidade da Equipe PROVID, uma vez que a portaria que regulamenta a atuação do policiamento impõe uma limitação operacional para os atendimentos, a fim de evitar que a metodologia do policiamento seja comprometida. 

– Custos e sua gratuidade, quando for o caso

 O serviço é gratuito e prestado unicamente pela PMDF. Para maiores informações, pode ser realizado contato por meio dos seguintes telefones: 3190-5291 e 3190-5293 (SPROVID/CPSP). 

– Onde solicitar o atendimento do PROVID? 

 Contatos das equipes PROVID

 01ASA SUL, VILA TELEBRASÍLIA E LAGO SUL – 1º BPMEndereço: SPO Área Especial, Conjunto 4, Setor Policial Sul, Asa Sul, Brasília-DF, CEP: 70.610-2012. Telefones: (61) 3190-1150 e 99136-2107.E-mail: 1bpm.provid@pm.df.gov.br
 02TAGUATINGA – 2º BPMEndereço: QNB Área Especial nº 8, Avenida SAMDU, Taguatinga Norte, Brasília-DF, CEP 72.115-080. Telefones: (61) 3190-0226, 3190-0227 e 99969-3866.E-mail: 2bpm.provid@pm.df.gov.br
 03ASA NORTE – 3º BPMEndereço: SAAN QD 03, LT 1.350, Brasília-DF, CEP: 70.632-300.Telefone: (61) 99969-2957E-mail: 3bpm.provid@pm.df.gov.br
04GUARÁ – 4° BPMEndereço: AE 10, Módulo A, Guará II, Brasília-DF, CEP 71.070-701. Telefones: (61) 3190-0453 e 99961-2939.E-mail: 4bpm.provid@pm.df.gov.br
 05SUDOESTE/OCTOGONAL E CRUZEIRO – 7º BPMEndereço: EQRSW 2/3, Lote 03, Sudoeste, Brasília-DF, CEP 70.675-260. Telefone: (61) 99965-6890.E-mail: 7bpm.provid@pm.df.gov.br
 06CEILÂNDIA SUL – 8° BPMEndereço: QNN 06, AE S/N, Guariroba, Ceilândia Sul, Brasília-DF, CEP 72.220-062. Telefones: (61) 3190-0816, 3190-0815 e 99977-2710.E-mail: 8bpm.provid@pm.df.gov.br
 07GAMA – 9º BPMEndereço: Área Especial 02, Setor Sul, Gama, Brasília-DF, CEP 72.415-620. Telefones: (61) 3190-0982, 3190-0983 e 99307-0003.E-mail: 9bpm.provid@pm.df.gov.br
 08CEILÂNDIA NORTE E SOL NASCENTE/PÔR DO SOL – 10º BPMEndereço: QES, AE 07, 08 e 09, Setor de Indústrias, Ceilândia-DF, CEP 72.240-900.Telefones: (61) 3190-1051 e 99969-3057.E-mail: 10bpm.provid@pm.df.gov.br
 09SAMAMBAIA – 11º BPMEndereço: Quadra 203, AE S/N, Samambaia Norte, Brasília-DF, CEP 72.341-100. Telefones: (61) 3190-1150 e 99178-5506.E-mail: 11bpm.provid@pm.df.gov.br
 10SOBRADINHO I E II E FERCAL – 13º BPMEndereço: Quadra Central, AE nº 2, Lote 02, Sobradinho I, Brasília-DF, CEP 73.010-511. Telefones: (61) 3190-1353 e 99166-6976.E-mail: 13bpm.provid@pm.df.gov.br
 11PLANALTINA – 14º BPMEndereço: Área Especial nº 13, Setor Norte, Planaltina, Brasília-DF – CEP 73.340-130. Telefones: (61) 3190-1415 e 99579-8451.E-mail: 14bpm.provid@pm.df.gov.br
 12SCIA/ESTRUTURAL E SIA – 15° BPMEndereço: Setor Central, Área 1, Cidade Estrutural, Brasília-DF. Telefones: 99346-6894 e 99841-4715.E-mail: 15bpm.provid@pm.df.gov.br
 13BRAZLÂNDIA – 16° BPMEndereço: Área Especial A, Lote 01, Setor Norte, Brazlândia, Brasília-DF, CEP 72.710-610. Telefones: (61) 3190-1607 e 99679-0408.E-mail: 16bpm.provid@pm.df.gov.br
 14ÁGUAS CLARAS, S.H. VICENTE PIRES E ARINQUEIRAS – 17° BPMEndereço: Avenida Sibipiruna, Lote 3/5, Águas Claras, Brasília-DF, CEP 71.215-246.  Telefone: (61) 99969-2791.E-mail: 17bpm.provid@pm.df.gov.br
 15PARANOÁ E ITAPOÃ – 20° BPMEndereço: QD 33, AE S/N, Paranoá, Brasília-DF, CEP 71.573-302. Telefones: (61) 3190-2050 e 99613-4399.E-mail: 20bpm.provid@pm.df.gov.br
 16SÃO SEBASTIÃO E JARDIM BOTÂNICO – 21° BPMEndereço: QD 201/202, AE 02, Residencial Oeste, São Sebastião, Brasília-DF, CEP 72.693-400. Telefones: (61) 3190-2100 e 99968-9186.E-mail: 21bpm.provid@pm.df.gov.br
 17LAGO NORTE, VARJÃO E VILA PLANALTO – 24° BPMEndereço: SHIN, CA 02, Lote 19, Lago Norte, Brasília-DF, CEP 71.503-502. Telefones: (61) 3190-2440 e 99171-4721.E-mail: 24bpm.provid@pm.df.gov.br
18NÚCLEO BANDEIRANTE, CANDANGOLÂNDIA E PARK WAY – 25° BPMEndereço: SMPW Quadra 6, Conjunto 2, Área Especial S/N, Núcleo Bandeirante, Brasília-DF, CEP 71.740.060. Telefones: (61) 3103-2053 e 99609-2600. E-mail: 25bpm.provid@pm.df.gov.br
 19SANTA MARIA – 26º BPMEndereço: Quadra Central 1, Área Especial 1, Avenida Alagado, Santa Maria, Brasília-DF, CEP 72.535-550. Telefones: (61) 3190-2618 e 99970-8421.E-mail: 26bpm.provid@pm.df.gov.br
 20RECANTO DAS EMAS – 27° BPMEndereço: QD 111/306, Recanto das Emas, Brasília-DF. Telefones: (61) 3190-2718 e 99134-6596.E-mail: 27bpm.provid@pm.df.gov.br
 21RIACHO FUNDO I E II – 28º BPMEndereço: QN 05, AE 01, Riacho Fundo I, Brasília-DF, CEP 71.805-431. Telefones: (61) 99961-2877 e 99969-2873.E-mail: 28bpm.provid@pm.df.gov.br
 

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