Sobre a PMDF

Conheça a história da PMDF

A história da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) tem sua origem no século XIX, consequência das guerras napoleônicas e da migração da corte portuguesa para o Brasil em 22 de janeiro de 1808. Nesse período, o Brasil foi elevado da condição de província para reino unido, integrando-se à coroa portuguesa, no que fora denominado de Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, cujo monarca era o príncipe regente Dom João VI.

Diversas modificações estruturais e político-administrativas aconteceram no Brasil, a exemplo da abertura dos portos e da criação da Biblioteca Pública, do Arquivo Militar, da Real Academia Militar, da Academia de Belas Artes, do Jardim Botânico, além de outras instituições que estruturaram o país.

Similar a isso, as organizações policiais foram readequadas aos moldes militares da Guarda Real de Polícia de Portugal, com o fim de prover a segurança e tranquilidade pública da cidade do Rio de Janeiro, sede da Corte Real. Por esse motivo, foi criada a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia, em 13 de maio de 1809, por ato do príncipe regente.

Ao longo da história, a corporação policial-militar recebeu as seguintes designações: Divisão Militar da Guarda Real de Polícia (1809); Corpo de Guardas Municipais Permanentes (1831), Corpo Municipal Permanente da Corte (1842), Corpo Policial da Corte (1858), Corpo Militar de Polícia da Corte (1866), Corpo Militar de Polícia do Município Neutro (1889); Regimento Policial da Capital Federal (1890), Brigada Policial da Capital Federal (1890), Força Policial do Distrito Federal (1905), Brigada Policial do Distrito Federal (1911) e, por fim, Polícia Militar do Distrito Federal (1920)1 .

 

Após ser rebatizada algumas vezes, a PMDF foi transferida do Rio de Janeiro para a nova capital da república, Brasília. Em agosto de 1965, o diretor do então Departamento Federal de Segurança Pública baixou normas para que o comandante-geral da Corporação, naquela época sediada no Estado da Guanabara, instalasse na nova capital uma unidade administrativa com efetivo orgânico de uma companhia de polícia militar. A finalidade dessa companhia era executar o serviço de trânsito do DF2.

No dia 15 de fevereiro de 1966, chegaram à Brasília 150 policiais militares, que compuseram a 1ª Companhia Independente de Brasília, que passou a executar com exclusividade o policiamento ostensivo em todo o Distrito Federal, em substituição a Guarda Especial de Brasília (GEB). Em 1967, ingressou a primeira turma de praças, formada no mesmo ano. Em 1983, a entrada das mulheres, exercendo atividade-fim de policiamento nas fileiras da Corporação, marca sua história. No ano de 1990, teve início as atividades de ensino da Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB), com o ingresso dos cadetes da primeira turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Durante esses mais de 200 anos de existência, a PMDF tem se dedicado à segurança pública da capital federal, atuando em todas as regiões do Distrito Federal (DF) e trabalhando diuturnamente para o bem-estar da população brasiliense.

 

1 FERREIRA, Roberto Cesar Medeiros. Polícia Militar do Distrito Federal: A “Guarda Pretoriana” da Primeira República. Rio de Janeiro, 2013.

2 PMDF. 50 Anos da Polícia Militar em Brasília. Disponível em < http://www.pm.df.gov.br/index.php/institucional/hinos-e-cancoes/104-noticias/destaques/9230-50-anos-da-policia-militar-no-planalto-central>. Plano Estratégico 2023-2034 Polícia Militar do Distrito Federal 21

Pesquise o que está procurando no
PORTAL INSTITUCIONAL DA PMDF